Geral

Dívidas do Aeroporto Regional de Jaguaruna serão cobradas

Presidente da Amurel, o prefeito de Laguna, Célio Antônio, garante que o assunto entrará em pauta na próxima segunda-feira. Já o secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, estudará um meio de ajudar os municípios

As dívidas referentes ao pagamento das desapropriações de terra do Aeroporto Regional em Jaguaruna voltarão a ser pauta das reuniões da Amurel. Esta é a garantia do presidente da associação, o prefeito de Laguna, Célio Antônio.

O assunto deve ser discutido no próximo encontro, que ocorre segunda-feira. “Porém, se houver alguma impossibilidade, no dia 28 iremos conversar”, assegura Célio.

Estas dívidas não entram em pauta já há algum tempo e as últimas cobranças teriam sido feitas em 2009. O valor inicialmente havia sido orçado em R$ 1.272.028,65, porém, ainda restam complementar R$ 800 mil.

Dos 17 municípios que concordaram em entrar no consórcio, quatro não quitaram a dívida. A Amrec também contribuiu, mas parou de efetuar o repasse.

Esta questão já virou assunto do estado. O secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, afirma que vai trabalhar para encontrar, junto aos municípios, uma forma de quitar o que é devido. “Isto pode atrapalhar na operação do aeroporto”, confirma o secretário.

O problema, inclusive, deve motivar uma visita do secretário à região no próximo dia 25. Ele vem com o intuito de vistoriar o aeroporto. “Vamos também resolver todas as pendências e tratar da questão da administração”, adianta.

Porém, antes disso, Cobalchini deve ir a Minas Gerais, onde visitará o município de Juiz de Fora para conhecer um modelo de administração público-privada de um aeroporto de perto. “Esta é a alternativa mais cotada para Jaguaruna”, explica o secretário.

Notisul