Nova proposta educacional exercita as escolhas dos estudantes e oportuniza o contado com diferentes linguagens de aprendizagem
Fazer um planejamento de como será o futuro, qual curso fazer e por qual caminho seguir, pode parecer difícil para os adolescentes durante o período escolar. O início da vida adulta é uma fase desafiadora, cheia de descobertas, medos, novas responsabilidades e claro, é hora de fazer escolhas. Foi pensando em oferecer uma formação com propósito, que o Colégio Satc ofertou 12 disciplinas eletivas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. A nova proposta educacional da instituição visa o crescimento profissional dos estudantes, além, de oportunizar o contato com áreas de diferentes linguagens.
A construção de um amanhã próspero, pode e deve ser iniciado durante o Ensino Médio. Momento esse de se experimentar novos saberes, colocar em prática as teorias e desenvolver vivências educacionais inovadoras. “As eletivas vêm com um propósito de atividades práticas, que é algo que estamos inserindo cada vez mais no ensino no colégio nos diferentes níveis. Damos autonomia aos alunos para que busquem a matéria que eles gostariam de conhecer e se aprofundar, indo ao total encontro da proposta do Novo Ensino Médio”, explica a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.
O primeiro momento de escolha dos alunos no 1º ano do Ensino Médio foi a disciplina eletiva, onde puderam ter uma outra visão sobre áreas do mercado de trabalho. E agora nessa reta final do ano de 2022 os jovens irão escolher o curso técnico. “Iniciamos as ações educacionais com a informação profissional, podendo direcionar esse adolescente na sua futura carreira. Nosso propósito com essas disciplinas era mostrar uma nova vertente da educação básica para os alunos, dando sentido aquela aula, conseguindo perceber um produto final produzido por eles”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
Novas vivências educacionais
Ao longo de 2022, os alunos puderam cursar três disciplinas, podendo experimentar um pouco do que cada área pode oferecer e quem sabe, ser a escolha da carreira profissional dos jovens.
“Vejo nas eletivas uma maneira de nos guiar a alguma profissão que possivelmente iremos trabalhar. Essas matérias são como “prévias” do que veremos nos cursos técnicos. Se já tivermos um em mente, é com elas que iremos confirmar se é aquilo mesmo que desejamos cursar. Do contrário, servirá como uma experiência e ganho de conhecimento”, conta a estudante, Lívia Peruch.
Dentre o leque de possibilidades, os estudantes puderam optar pelas seguintes aulas, Empreendedorismo e Inovação, Independência Financeira, Fotografia, Produção Áudio Visual, Domótica, Gamificação, Motores de competição, Criatividade em projetos Mecânicos, Mecânica na Prática, Produção de Conteúdo Digital, Farmacotécnica e Nutrição.
O fechamento das disciplinas se dá com a entrega de um produto final elaborado em todo o trimestre. “Os resultados dos projetos finais foram bem positivos, muito bem elaborados e produzidos, tendo uma preocupação dos estudantes em realmente produzir algo com valor. Começou com um processo novo para eles, mas pudemos perceber um aumento da maturidade das turmas do 1º para o 2º trimestre. Isso é reflexo do amadurecimento nas escolhas, na preocupação das eletivas em si”, enfatiza Adriana.
Aluno como protagonista
Para Lívia, as disciplinas eletivas da Satc são bem diferenciadas e inovadoras. “São matérias que nos fazem abrir a mente para coisas que muitas vezes não achávamos que iríamos gostar. Na experiência que estou tendo, escolhi duas eletivas completamente opostas para os dois primeiros trimestres, que acabaram me despertando interesse do mesmo modo. São aulas muitas vezes descontraídas e diferentes do que vemos normalmente no ensino médio”, conclui.
O próximo passo para a vida escolar desses alunos, é a escolha de um curso técnico para 2023. Onde poderão iniciar a carreira profissional a partir de vivências práticas, teóricas e com o ingresso no mercado de trabalho com os estágios.