Acompanhamos nos últimos dias os comentários sobre a dispensa do jogador Maicon da seleção brasileira por indisciplina. É hora de aproveitarmos para levar aos cidadãos, em especial aos jovens e crianças, uma reflexão sobre o tema.
Todos sabemos que a disciplina é a base da sustentação de uma sociedade, mas é inegável o fato de que se vive hoje uma crise de valores na sociedade oriunda de muitas causas, mas a indisciplina é um agravante que merece ser debatido, pois a falta de disciplina faz desaparecer a ética, o respeito, a responsabilidade…
Primeiramente vamos conceituar disciplina para melhor contextualizar o fato. Revendo vários conceitos podemos afirmar que: “disciplina é a capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer ser humano e que envolve a prática de uma atuação organizada e perseverante, a fim de obter um bem ou fim determinado”. Isso significa dizer que todo objetivo a que nos propomos na vida só será alcançado se, além da vontade, dispormos de disciplina.
Falar de disciplina é algo muito complexo porque envolve a formação do caráter, da cidadania e da consciência de cada um. Comecemos pela escola. Não basta apenas que o aluno na escola seja quietinho, não incomode a professora. Isso é o mínimo que deve fazer. É preciso que a escola mostre a ele que em sociedade existem regras a serem cumpridas e, é na família e na escola que devem ser exercitadas. Ser um cidadão disciplinado envolve muito além do bom comportamento. Disciplinado é aquele que busca seu crescimento, sabe adaptar-se às normas, respeita os outros, tem comprometimento, sabe renunciar quando é preciso, dedica-se e ama o que faz, sabe valorizar, sabe ocupar o seu devido lugar, reconhece seus erros e valoriza seus acertos.
É difícil pregar tudo isso no momento em que a nação vive uma grande crise de valores. Se “as palavras educam e os exemplos arrastam”, os exemplos que se vive hoje na nação brasileira são os piores possíveis, pela indisciplina que aqui se instalou em todos os sentidos, gerando um desconforto a todo cidadão.
A atitude de Maicon foi um reflexo do que se vê na sociedade hoje. Uma desobediência desnecessária que custou a interrupção de um sonho para o qual fez uma longa caminhada. Parabéns ao Dunga pela atitude, pois se não tomasse uma postura enérgica poderia desencadear a desorganização e a falta de respeito do grupo para com ele. Normas foram criadas para serem cumpridas.
Se os pais e a escola fossem mais rígidos na educação das crianças, certamente os problemas diminuiriam.