O município de Orleans recebeu, no último fim de semana, entre os dias 07 e 10, a visita do diretor do “Musei del Mare e delle Migrazioni” (Museus do Mar e da Migração) e diretor de Cultura Marítima e Histórica, de Gênova na Itália, Pierangelo Campodonico.
Durante os quatro dias que esteve na região, ele visitou locais de memórias da imigração italiana nos municípios de Orleans, Lauro Müller, Treze de Maio e Pedras Grandes, como o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi).
Na reitoria do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), recebeu a doação de uma propaganda da Colônia Grão-Pará, documento do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício. Na quinta-feira, ele ainda ministrou uma palestra no Centro Administrativo da prefeitura de Orleans, com o tema “A importância da cultura e dos museus para o desenvolvimento econômico e turístico”.
Na avaliação da diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, é importante ele ver o que temos aqui e, a partir disso, avaliar o que mais possa ser mostrado lá no Museu na Itália, “para que as pessoas que visitem o Museu em Genova tenham conhecimento dessa migração que aconteceu aqui, sobretudo na nossa região. E que outras pessoas na Itália possam se interessar e vir conhecer a nossa região, trazendo mais turistas para o sul de Santa Catarina. É o que esperamos estar recebendo”, comentou.
Viagem à Itália
Campodonico veio a Orleans fruto do protocolo de Intenção e Cooperação assinado em julho de 2021, entre o Unibave, o Malpi com o Museu Nacional da Emigração Italiana (MEI), que tem sede em Galata De Mari, em Gênova, na Itália.
Em abril de 2022, uma comitiva de Orleans, incluindo o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza e o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Kock, estiveram em viagem oficial na Itália, onde visitaram o Museu Nacional da Emigração Italiana (MEI). Lá firmaram pactos de amizade com cidades italianas e entregaram cartas de intenções de intercâmbio educacional e cultural.