A busca pelo Conhecimento

Direitos Humanos: A luta pela dignidade universal

10 de dezembro dia Internacional dos Direitos Humanos

Foto: Divulgação

Após o término da Segunda Guerra Mundial (1939–1945), foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), uma organização intergovernamental com o objetivo de promover a paz mundial e a cooperação entre os países. Dentro desse escopo, foram instituídas inúmeras declarações e aprovados diversos projetos visando o bem da humanidade, como é o caso da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

O documento foi elaborado entre janeiro e dezembro de 1947, sendo aprovado e oficialmente instituído no dia 10 de dezembro de 1948, no Palais de Chaillot, em Paris, França. Na época, as 58 nações que faziam parte da Assembleia Geral das Nações Unidas foram convidadas a marcar o dia 10 de dezembro em seus calendários como o Dia dos Direitos Humanos.

A cada ano, o Dia dos Direitos Humanos é voltado a um tema específico, escolhido com base nas necessidades de disseminação de informações sobre direitos humanos essenciais em diferentes contextos globais. Essa data é marcada por campanhas publicitárias em diversos meios de comunicação, eventos culturais, passeatas, manifestações populares e exposições, todas dedicadas a informar e conscientizar as pessoas sobre os direitos humanos.

Atualmente, essa declaração é o documento mais traduzido da história, disponível em mais de 360 línguas, com novas traduções continuamente sendo adicionadas. O objetivo é garantir que o maior número possível de pessoas estejam cientes de seus direitos humanos e compreendam a importância desses direitos para uma convivência justa e pacífica na sociedade contemporânea.

Fonte consultada:

RIBEIRO, Amarolina. “10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/10-dezembro-dia-internacional-dos-direitos-humanos.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2024.

Notícias Relacionadas

Pesquisadores de vários países vão estar na Unesc para debater Direitos Humanos e Estado

Trabalhos podem ser inscritos até o dia 10 de maio

Direitos humanos: a situação das mulheres presas

A população carcerária feminina brasileira aumentou, em 18 anos, 656%. As estatísticas colocam o país como a quarta maior população carcerária feminina do mundo.

Bolão de Balneário Gaivota (SC) leva prêmio de 25 milhões na Mega-Sena

Números sorteados foram: 12 - 16 - 24 - 31 - 51 - 55

Especialista explica o meteoro que virou espetáculo no Sul do estado; VEJA O VÍDEO

Não era foguete, nem alienígena: foi um bólido, e não é todo dia que ele dá as caras