10 de dezembro dia Internacional dos Direitos Humanos

Foto: Divulgação
Após o término da Segunda Guerra Mundial (1939–1945), foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), uma organização intergovernamental com o objetivo de promover a paz mundial e a cooperação entre os países. Dentro desse escopo, foram instituídas inúmeras declarações e aprovados diversos projetos visando o bem da humanidade, como é o caso da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.
O documento foi elaborado entre janeiro e dezembro de 1947, sendo aprovado e oficialmente instituído no dia 10 de dezembro de 1948, no Palais de Chaillot, em Paris, França. Na época, as 58 nações que faziam parte da Assembleia Geral das Nações Unidas foram convidadas a marcar o dia 10 de dezembro em seus calendários como o Dia dos Direitos Humanos.
A cada ano, o Dia dos Direitos Humanos é voltado a um tema específico, escolhido com base nas necessidades de disseminação de informações sobre direitos humanos essenciais em diferentes contextos globais. Essa data é marcada por campanhas publicitárias em diversos meios de comunicação, eventos culturais, passeatas, manifestações populares e exposições, todas dedicadas a informar e conscientizar as pessoas sobre os direitos humanos.
Atualmente, essa declaração é o documento mais traduzido da história, disponível em mais de 360 línguas, com novas traduções continuamente sendo adicionadas. O objetivo é garantir que o maior número possível de pessoas estejam cientes de seus direitos humanos e compreendam a importância desses direitos para uma convivência justa e pacífica na sociedade contemporânea.
Fonte consultada:
RIBEIRO, Amarolina. “10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/10-dezembro-dia-internacional-dos-direitos-humanos.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2024.