Viagem a escolas e centros de inovação devem refletir em ações na instituição
Na busca por métodos de ensino de países referência em educação, a direção da Satc visitou escolas na Finlândia e na Estônia e centros de inovação na França. Na bagagem de volta, conhecimento e práticas que podem, de forma gradual, serem adotadas pela Satc.
Na comitiva que partiu na primeira semana de junho estavam o diretor executivo Fernando Zancan, o diretor geral Carlos Antônio Ferreira, a coordenadora geral do Colégio Satc Izes Machado Beloli e o empresário Cesar Smielevski. A ideia foi trocar experiências e trazer novidades para a formação de professores e dos alunos.
A autonomia dos estudantes, desde os primeiros anos de escola, chamou a atenção dos diretores. Além disso, disciplinas para a vida também têm papel importante nos colégios europeus visitados.
“Na Finlândia, por exemplo, eles estudam culinária, marcenaria e costura, muito preocupados em formar um cidadão completo. Outro ponto interessante é que por lá não há um rankiamento entre os alunos, é uma escola para todos”, destacou a coordenadora Izes Machado Beloli.
Na avaliação do diretor Carlos Antônio Ferreira, a formação dos professores por lá é diferenciada. “Impressiona o quanto eles tornam a aula um verdadeiro legado para o aluno. Nós achamos que encontraríamos um método pronto perfeito para educar, mas isso não existe. É construindo juntos”, afirmou.
No caminho do inovar
Uma parte da visita técnica a países que se destacam na educação e em tecnologia foi destinada a conhecer centros de inovação. Na França, o Station F, maior incubadora para startups da Europa, esteve no roteiro da Satc.
“É claro que não estamos no patamar deles, mas ficamos muito satisfeitos em ver que os primeiros passos da inovação na região estão sendo dados pela Satc”, finalizou Zancan.
As experiências trazidas da viagem estão sendo compartilhadas. A ideia é aprimorar ações que já ocorrem na instituição com as novidades vistas na Estônia, Finlândia e na França.