Papa João Paulo II anunciou sua criação em 27 de maio de 1998
O domingo será de comemoração pelo aniversário de 14 anos de criação da Diocese de Criciúma. Foi através da publicação da bula papal Sollicitus de Spirituali Bono (Solícito pelo Bem Espiritual de Seus Fiéis), em 1998, que a diocese foi criada pelo papa João Paulo II.
A notícia chegou ao Brasil por comunicado à Diocese de Tubarão, que até então congregava todas as paróquias do Sul de Santa Catarina. Na mesma data, foi nomeado o primeiro bispo, Dom Paulo Antonio De Conto. A partir de então, foi constituída a Comissão para Instalação da Diocese, coordenada pelo atual vigário geral, padre Wilson Buss. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de agosto de 1998.
Com a transferência de Dom Paulo, em 2008, padre Wilson Buss assumiu como administrador diocesano. E desde 16 de setembro de 2009, sob anunciatura do papa Bento XVI, a Diocese está sob a missão de Dom Jacinto Inacio Flach, natural de Bom Princípio (RS), cuja posse ocorreu no dia 13 de novembro de 2009.
Tendo São José como padroeiro, a Diocese de Criciúma compreende atualmente seis comarcas, que congregam 29 paróquias e um santuário diocesano, o que abrange 541 comunidades. Seu território é de mais de cinco mil quilômetros quadrados, com 25 municípios e mais de 550 mil habitantes.
"Pedimos que o Espírito Santo, nesse Domingo de Pentecostes, ilumine e fortaleça a vida e a evangelização da Diocese de Criciúma", invoca o vigário geral, padre Wilson Buss.