Reflexão

Diocese avalia caminhada e conhece novo coordenador de pastoral

A vivência do objetivo geral da Diocese, das urgências, da fé, da comunhão e da participação, forças e fraquezas foram apontadas por meio de trabalhos em grupos.

Foto: Divulgação

Durante todo o dia de sábado (20), padres, religiosas, leigos e leigas representantes das 34 paróquias e três santuários da Diocese de Criciúma, coordenadores diocesanos de serviços de pastoral e movimentos estiveram reunidos por meio do Conselho Geral de Pastoral. A atividade foi acolhida pela Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá. No auditório do novo Centro de Pastoral, os mais de 150 conselheiros refletiram a realidade das práticas pastorais realizadas em suas paróquias e comunidades, à luz das orientações do Plano Diocesano de Pastoral, cuja vigência vai até 2023. A vivência do objetivo geral da Diocese, das urgências, da fé, da comunhão e da participação, forças e fraquezas foram apontadas por meio de trabalhos em grupos.

“É sempre importante olharmos para o que fizemos e o que vamos fazer para nossa Igreja. Da parte de Deus, sempre é tempo da graça e, por isso, nós estamos aqui, porque queremos participar do tempo da graça de Deus, fazendo nosso planejamento e nos colocando à disposição para servir a sua Igreja”, abriu a reunião o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, pedindo a bênção de Deus sobre o Conselho.

O planejamento pastoral

Na parte da manhã, o grupo contou com a assessoria do doutorando em Teologia Sistemática – PUCRS, padre Thiago De Moliner Eufrásio, que abordou o tema “Planejamento Pastoral – motivações e perspectivas”. “Em uma expressão: planejar é administrar o tempo. Segundo alguns filósofos contemporâneos, o tempo é o maior bem que uma pessoa pode ter e será o grande símbolo de riqueza humana: ter tempo. Bom, aqui entra a famosa expressão: não tenho tempo. Às vezes real, mas muitas vezes uma espécie de justificativa barata de quem não quer se comprometer ou quer se fazer importante. Como disse, administrar o tempo é saber planejar”, disse padre Thiago.

O assessor convidou à escuta do Evangelho de São Lucas 14, 25-34. “Nesse evangelho, transparece a finalidade do planejamento pastoral: levar as multidões que acompanham Jesus ao discipulado-missionário. Lucas apresenta um itinerário precioso e preciso: multidões acompanham Jesus. Sua palavra e seus sinais são conhecidos. Mas isso não significa discipulado. O encontro com ele é marcado por duas atitudes; primeira: colocá-lo como fundamento, ou seja, como referência das escolhas e decisões; segunda: assumir as consequências do seguimento, ou seja, coerência. Para isso é preciso saber qual a finalidade, as possibilidades, os riscos, os recursos, os possíveis conflitos, os limites e as parcerias necessárias. Disponibilidade para um discipulado se transforma em missionariedade”.

Preparação para os sacramentos será remodelada

A tarde de encontro foi dedicada a outro tema importante e desafiador: a apresentação do projeto de Iniciação à Vida Cristã, com exemplos de catequese para o Batismo e para o Matrimônio de outras dioceses. O assunto contempla a estratégia de número 1 do Projeto de Ação Pastoral da Diocese de Criciúma 2018-2019: “Iniciar o acompanhamento personalizado dos casais em preparação para o matrimônio, conforme orientação da CNBB; da mesma forma, a preparação para o Batismo também seja orientada para o método de acompanhamento personalizado”.

Novamente, por meio de grupos, os conselheiros tiveram a oportunidade de avaliar e apresentar sugestões sobre os métodos apresentados e que deverão ser abraçados pela Diocese, por meio da constituição da Comissão Diocesana de Iniciação Cristã, que terá o papel de estudar e propor novos métodos para a recepção dos sacramentos. A Comissão deverá apresentar um esboço do Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã para o Conselho Diocesano de Pastoral no mês de maio de 2019. O passo seguinte será a definição de um calendário de formação para os padres, secretários paroquiais e lideranças. A Comissão, a partir da aprovação do Projeto, deverá apontar materiais e métodos para a formação e preparar monitores, que assumirão a tarefa de aparelhar as paróquias para assumirem as novas metodologias de preparação.

Em resumo, as primeiras propostas de método por acolhimento para o sacramento do Batismo e para o sacramento do Matrimônio indicam a preparação para por meio de mais de um encontro, apenas – o do Batismo, em quatro etapas, e o do Matrimônio em onze – valorizando a vivência em comunidade. O projeto ainda não foi aprovado e, portanto, segue em estudo e poderá ser alterado, sob a aprovação do Conselho Diocesano de Pastoral.

Novo Coordenador de Pastoral é anunciado

Quase ao final da reunião do Conselho, o Bispo Dom Jacinto tomou a palavra para anunciar a nomeação de padre Antônio da Silva Miguel Júnior, pároco da Paróquia São José, para a missão de Coordenador Diocesano de Pastoral, a partir de janeiro de 2019, com mandato de dois anos. “É uma notícia muito boa, especial para nossa Igreja. Padre Joel Sávio está terminando, depois de seis anos de Coordenação de Pastoral, e nós precisávamos de outro coordenador. Vocês sabem que não é fácil alguém assumir este trabalho, não que seja complicado, mas é um trabalho exigente. Temos a alegria de uma pessoa que, no Conselho de Presbíteros, foi a mais indicada, e no Conselho de Pastoral, igualmente, já na outra vez foi indicado”, disse Dom Jacinto.

Padre Antônio Júnior informou que continuará a serviço da Paróquia São José, onde está há sete anos, ainda com função a ser definida. O presbítero conciliará sua atividade na Diocese com os estudos em Direito Canônino, em Florianópolis, durante uma semana por mês, a serviço da Câmara Eclesiástica da Diocese de Criciúma, que cuida dos casos de nulidade matrimonial.

Padre Antônio Júnior partilhou com os membros do Conselho a trajetória para tomar sua decisão. “A conversa começou em agosto deste ano. De lá para cá, foram muitas conversas. A última foi na quinta-feira e encerramos à meia noite, ponderando uma série de coisas, as preocupações que temos enquanto Diocese, minhas limitações pessoais, as necessidades da Igreja e daquilo que se espera, também, de um coordenador. É uma função que assumo com certo tremor, talvez com o tremor de Salomão, pedindo a Deus que me dê muita sabedoria, neste momento que nós vivemos em nossa Igreja diocesana. Não foi uma decisão fácil. Em muitos momentos eu disse que não, mas chegamos ao sim, e uma vez que o sim foi dado, precisamos ter a confiança de Maria e assumir este sim com coragem e com os olhos da fé. Eu dizia quinta-feira para o padre Joel e de tudo que conversamos, eu espero que tudo aconteça, nada mais, nada menos, do que a vontade de Deus e não a nossa, porque nós somos passageiros e a Igreja não é nossa; nós somos colaboradores. Aos meus irmãos sacerdotes, espero contar com cada um de vocês, do seu jeito, com suas ideias, com aquilo que pensa da Igreja, porque creio que cada um dos senhores, assim como eu, deram a vida por amor à Igreja. Mesmo que pensemos diferente em muitos aspectos, é juntos que nós devemos trabalhar. Peço a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, que nos ajude. Eu me vejo como um pequeno colaborador de Dom Jacinto na missão de animar a nossa Diocese. Rezem por nós, nós estaremos rezando por vocês e nos sintamos todos parte deste processo. Vamos com coragem e, sobretudo, com confiança neste Deus que nos chamou para estarmos neste momento a frente das atividades e serviços da nossa Diocese. Que Deus nos ajude, Nossa Senhora interceda e que São José olhe por todos nós. Obrigado!”, pronunciou o futuro Coordenador de Pastoral.

Datas definidas

Algumas das principais atividades diocesanas para 2019 já foram agendadas e aprovadas pelos conselheiros, como o Estudo Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade, no dia 09 de fevereiro, e a Missa do Crisma, que será realizada no dia 17 de abril, na Paróquia Santo Alexandre, em Treviso, que celebra seu jubileu de ouro.

A próxima reunião a ser realizada pela Diocese de Criciúma será no dia 1º de dezembro, na Fundação Shalom da Família, tendo por tema as Orientações Pastorais.

Colaboração: Comunicação Diocese de Criciúma

Notícias Relacionadas

Homem que agrediu empresário durante caminhada é condenado em Criciúma

O crime aconteceu em julho de 2017 quando o empresário foi atacado de surpresa, com socos e chutes na cabeça.

Bispo revoga transferências em Araranguá e Cocal do Sul

O motivo, segundo comunicado, se deve aos cuidados com a saúde do padre Oscar Paulo Pietsch, que continua em tratamento do linfoma.

Voluntários madrugam e participam de caminhada em prol de hospital em Lauro Müller

1ª Caminhada da Associação Amigos do Hospital Henrique Lage - AMHO percorreu 17 quilômetros até a comunidade de Rio Amaral Rádio, onde um café foi servido aos participantes.

Diocese de Criciúma anuncia transferências e nomeações no clero

O bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach anunciou as transferências e nomeações