Com quase 100% dos votos contabilizados, presidenta já é considerada reeleita
Dilma Rousseff foi reeleita ao cargo de Presidente da República do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Conforme o site Engeplus, ela foi escolhida pelos brasileiros neste domingo, dia 26. No primeiro turno, Dilma havia sido votada por 41.59% dos eleitores. O vice-presidente da coligação Com a Força do Povo é Michel Temer. Com este novo mandato, Dilma ficará à frente do país por mais quatro anos.
Trajetória – Nascida na capital mineira de Belo Horizonte em 1947, Dilma Vana Rousseff é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda jovem começou a interessar-se pelos ideais socialistas e cedo começou a participar em grupos militantes contra a ditadura militar no Brasil.
Dilma esteve detida durante quase três anos entre 1970 e 1972, pelo envolvimento no Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Filiou-se pela primeira vez a um partido político no final da década de 1970, passando a militar pelo PDT. Em 1986 foi nomeada Secretária da Fazenda de Porto Alegre, durante o governo de Alceu Collares.
Quatro anos depois assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e em 1993, foi nomeada pelo então Governador do Estado, Alceu Collares, Secretária de Energia, Minas e Comunicação. Filiou-se ao PT em 2000 e antes de chegar a Presidência da República ainda ocupou o cardo de Ministra-Chefe da Casa Civil entre os anos de 2005 até 2010, quando entrou como candidata à Presidência da República, terminando eleita com quase 56 milhões de votos.
Cargos Exercidos
Nomeada Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre em 1986.
Em 1993 foi nomeada Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações.
Nomeada Ministra de Minas e Energia em 2003.
Em 2005 foi nomeada Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República.
Eleita Presidente da República em 2010.
Com informações do site Eleições 2014