Em 1998, foi criado o Enem com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país, mas acabou se transformando no mais importante processo seletivo para ingresso no ensino superior. Em sua trajetória muitos percalços aconteceram, mas hoje é o maior exame do país, com provas muito bem elaboradas buscando avaliar competências e habilidades adquiridas pelos estudantes no decorrer de sua trajetória estudantil. Mas, será que nossos jovens estão se dando conta da importância do exame e da necessidade de uma boa preparação para enfrentar a competitividade? Neste final de semana serão 8.627.195 estudantes disputando seu espaço.
As provas do Enem são elaboradas de forma contextualizada e interdisciplinar exigindo do estudante domínio das quatro áreas do conhecimento, sendo a redação o que mais preocupa por ser classificatória.
Fazer redação não se aprende de uma hora para outra. Redigir é um processo que nos cobra ampla visão de mundo para que possamos expor nossas ideias de forma clara, coesa, coerente. Mas, isso só se adquire com o hábito de leitura e exercício da escrita, hábitos esses que devem ser desenvolvidos desde a educação infantil, mas que grande parte de nossos jovens não gostam. É comum ouvirmos: “eu detesto ler”! Quem não lê não adquire conhecimentos, torna-se um alienado em relação ao mundo. O avanço tecnológico entre tantas vantagens trouxe-nos a oportunidade de buscar o conhecimento de maneira muito facilitada, muito embora o “livro” na sua forma física faz com que nossa imaginação viaje pelo mundo afora.
Aqui deixarei algumas dicas para tentar ajudar você. Se você for um leitor perspicaz não terá dificuldades; se não for adepto à leitura sofrerá bastante, mas não desanime, mantenha a calma e mãos à obra. Para redigir dentro dos parâmetros estabelecidos é preciso que o aluno domine cinco competências: domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, saiba enfrentar situações-problema, construa argumentos e elabore propostas.
A dica principal é analisar detalhadamente o tema e fazer uma leitura cuidadosa da prova. Como a prova é operatória é possível que no decorrer das questões você encontre ideias que possam ser aproveitadas para o desenvolvimento do texto, sempre argumentando solidamente. Em seguida organize suas ideias e passe a expô-las, fazendo assim a primeira versão do texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. Amarre as ideias dando uma sequência lógica, sem fugir do tema. Na introdução apresente o tema usando argumentos convincentes para prender a atenção do leitor; no desenvolvimento apresente seus argumentos para que o leitor compreenda seu ponto de vista ; na conclusão retome as ideias iniciais e junto com os argumentos desenvolvidos conclua seu trabalho propondo uma solução para o problema apresentado. Leia e releia o texto e depois o passe a limpo. Não esqueça o título.
Mantenha-se sempre bem informado sobre o momento atual da sociedade, posicione-se de forma clara e objetiva nos argumentos e mostre seu talento. Boa prova!