Segurança

DIC de Araranguá apreende adolescente de alta periculosidade

DIC de Araranguá apreende adolescente de alta periculosidade

Foto: Diogo CCR

A Divisão de Investigação Criminal – DIC de Araranguá apreendeu um adolescente, de 17 anos, considerado de alta periculosidade. O jovem que já foi apreendido em outras oportunidades com 150 gramas de cocaína, entre outros delitos, é apontado como sendo o responsável por diversos disparos de arma de fogo, registrados na localidade do bairro Arapongas, em Araranguá.

A apreensão ocorreu na tarde dessa quarta-feira (22), na Vila Dona Izabel, em Balneário Arroio do Silva. Conforme o delegado Lucas Fernandes da Rosa, coordenador da DIC, a investida policial ocorreu após várias denúncias de tráfico de drogas no local. “A população de bem estava clamando por uma ação policial, para tirar de circulação algumas pessoas que estavam aterrorizando moradores”, ponderou o delegado.

O delegado e agentes da Polícia Civil da DIC se deslocaram para o Balneário e na Vila Dona Izabel, durante diligências, abordaram um homem suspeito. Enquanto os policiais realizavam os trabalhos, três adolescentes e dois adultos se aproximaram e tentaram impedir os policiais de realizar a abordagem e os desacataram. O delegado e sua equipe, para não usar da força e evitar um possível confronto, decidiram se afastar, chamando apoio de outros policiais civis e militares.

“Vimos que os adolescentes e os maiores saíram de um imóvel a uma quadra do local da abordagem, realizamos a investida na residência, onde estavam mais três adultos. Em revista pessoal em um homem, de 34 anos, encontramos em seu bolso uma munição. Em revista no imóvel, encontramos em cima de uma das janelas, mais munições de diversos calibres”, esclareceu o coordenador da DIC.

Novamente, enquanto os policiais realizavam os trabalhos, os três adolescentes e os dois maiores que estavam na rua, se aproximaram no intuito de intimidar. Entretanto, eles entraram em outra casa ao ver o reforço de policiais que chegou para prestar apoio.

Com um número maior de policiais, foi realizado a abordagem na outra residência, onde as cinco pessoas entraram. No local, foi encontrado uma porção de cocaína e de maconha, sendo que, conforme o delegado Lucas, aquele local era utilizado único e exclusivamente para o tráfico de drogas.

Ao todo, nove pessoas foram conduzidas para a Central de Plantão Policial de Araranguá. A autoridade policial contou que, mesmo abordado, o adolescente infrator de 17 anos afirmou que os entorpecentes e as munições eram suas, afirmando comandar pontos de venda de drogas em Araranguá, no bairro Arapongas e Balneário Arroio do Silva.

Por ser adolescente, o rapaz chegou a “zombar” dos policiais e dos órgãos de Segurança Pública, por acreditar que nada acontecerá devido sua menoridade penal. “Sou poderoso e comando pontos de tráfico. Sou menor e nada vai acontecer comigo”, foram algumas das frases usadas pelo jovem ao conversar com os policiais civis e militares.

Ainda conforme a autoridade policial, durante as oitivas, uma testemunha disse que os adolescentes iriam fazer um assalto na quarta-feira, em um mercado em Arroio. A ação foi frustrada em razão da prisão realizada pela DIC.

O adolescente acabou apreendido em ato infracional análogo ao crime de posse de munição, resistência e desacato e aguarda ser encaminhado ao Ministério Público. O homem de 34 anos também foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. As demais pessoas responderão por resistência e desacato.

Com informações de Diogo CCR / Portal Contra o Crime

Notícias Relacionadas

DIC de Criciúma apreende 1,5 kg de maconha e munição de calibre restrito

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Revólver, munições e droga são encontrados durante blitz realizada pela PMRv de Içara

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos