Rafael é natural do Rio de Janeiro e iniciou sua caminhada vocacional na Paróquia Santa Bárbara, na capital carioca.
A Diocese de Criciúma deu início ao calendário de ordenações presbiterais no ano de 2023, em que serão ordenados cinco novos padres. A primeira ordenação foi realizada neste sábado, dia 10, reunindo um grande número de fiéis no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.
Pela imposição das mãos do Bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, e a oração consecratória, o Diácono Rafael Chaves de Lima, 36 anos, foi ordenado padre sob o lema “Tratou-o com misericórdia. Vai e faze tu o mesmo”, extraído do Evangelho de Lucas.
Rafael é natural do Rio de Janeiro e iniciou sua caminhada vocacional na Paróquia Santa Bárbara, na capital carioca. Em 2009, ingressou no Seminário Propedêutico Dom Adriano Hipólito, instalado em Nova Iguaçu/RJ. De 2010 a 2012, estudou Filosofia no Seminário São Paulo VI, também na cidade de Nova Iguaçu. De 2013 a 2017, realizou seus estudos teológicos nas cidades de Petrópolis/RJ e Brusque/SC. Atualmente, Rafael exerce seu ministério na Paróquia Santa Rosa de Lima, na cidade de Santa Rosa do Sul.
Em sua homilia, Dom Jacinto destacou o olhar de Deus para com seus filhos e que Ele é o amor. “Quem não ama, também não é amado. É preciso amar primeiro para se ter Deus no coração, o amor é mais importante que as aparências e as coisas do mundo. É essa a missão que Deus confia ao padre, que deve ir ao encontro dos que precisam e, com amor, exercer o seu ministério”, frisou o prelado.
Em sua manifestação após a ordenação, Padre Rafael agradeceu a presença dos fiéis das comunidades por onde passou no seu período de pastoral quando seminarista e diácono. “Desejo imitar o próprio Cristo que dá a vida pelas suas ovelhas, e que nessa busca, eu possa configurar a minha vida sendo um fiel colaborador da Diocese de Criciúma e do povo de Deus”, afirmou o recém ordenado, que encerrou sua fala depositando uma rosa aos pés da imagem de Nossa Senhora.
Padre Rafael celebra suas primeiras missas neste domingo (11), às 10 horas, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, e às 19 horas, na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Sul.