Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (TEA) é celebrado neste domingo, 02. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.
O autismo é um transtorno neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Dada a larga variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association. Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e podem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por diversos profissionais.
Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista. O diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo.
Pensando nisso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou uma campanha para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através de episódios de podcast, os policiais que possuem familiares com TEA explicam, em conversas leves e informativas, mais sobre esse transtorno. Acompanhe essa jornada emocionante.
O primeiro episódio da série já está disponível nos canais da PRF no YouTube e Spotify.
YouTube: lnkd.in/dYvGW_Yw
Spotify: lnkd.in/dEnt3C8k