Geral

Dia do Motorista é lembrado com ações de saúde e bem estar na Fontanella Transportes

Parte dos 500 motoristas participou das ações de integração junto com a diretoria da empresa.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O Dia do Motorista foi lembrado de maneira especial na manhã desta terça-feira (25), na filial da Fontanella Transportes em Criciúma. Durante todo o dia, parte dos 500 motoristas da empresa receberam orientações sobre saúde e bem estar, além de participarem de uma Festa Julina e de atividades recreativas no pátio da empresa.

Integrantes da direção da empresa falaram sobre a importância do motorista e seu papel na sociedade. O diretor presidente da empresa, Valdir Fontanella, fez questão de enaltecer tudo isso e agradecer. “Eles não têm domingo, feriado ou dia santo. Eles estão na estrada e ajudam a movimentar a economia do nosso país. Só sobrevivemos graças a competência de todos vocês. Somos imensamente gratos e sempre que possível, estaremos renovando a nossa frota para que o trabalho seja cada vez mais cômodo para estes grandes profissionais”, afirmou Fontanella aos caminhoneiros presentes.

O momento foi abençoado ainda com a mensagem do Padre Orlando Cechinel, da Paróquia Santo Antônio da Quarta Linha, em Criciúma.

Saúde e bem estar

Através de parceria com o Sest Senat, os motoristas receberam orientações de uma psicóloga, nutricionista, enfermeira e um preparador físico. “Grande parte dos motoristas ainda reluta em não praticar exercícios físicos, mas isso está mudando. Temos pacientes que perderam 30 quilos e hoje vidam uma vida saudável na estrada praticando atividades durante as viagens”, conta a nutricionista Aline Motta.

“Acompanhamos os familiares e quando possível, os próprios motoristas. Saber lidar com o tempo é essencial para levar uma vida emocional saudável e de qualidade”, reforça a psicóloga Michele Dagostin.

Para incentivar o cuidado à saúde e a busca pelo bem estar, atividades lúdicas foram realizadas, como corrida do saco, corrida do ovo, chute ao gol e boliche. O momento de descontração contou com quitutes julinos.

A vida na estrada

Os caminhoneiros Diego (esq), Anderson (centro) e Paulo (direita) falaram sobre os desafios da profissão – Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Diego, Anderson e Paulo têm algo em comum: o amor pela profissão. Caminhoneiros experientes da Fontanella Transportes, os três relataram algumas dificuldades e falaram sobre o prazer de dirigir pelas estradas do país.

“Gosto do que faço, mas às vezes somos vítimas dos governantes. Alta nos combustíveis, pouca assistência ao caminhoneiro… Acho que a classe deve ser mais unida. Mas mesmo assim, é uma paixão”, conta Diego João da Silva de 36 anos. Diego possui 12 anos de estrada, sendo o último como motorista da Fontanella Transportes. Divide a saudade entre Florianópolis e Bahia, onde possui familiares e dois filhos.

Banho caro

Já o motorista Anderson Pinho Tomé de 37 anos é caminhoneiro há 19 anos, sendo estes últimos dois na Fontanella Transportes. Ama a profissão, mas faz um desabafo. “Tem posto de combustível que só deixa estacionar o caminhão, se abastecermos. Em outros, cobram R$10 por um banho. Isso nos desvaloriza. Mas, mesmo assim e com a saudade, a gente trabalha porque gosta”, relata o pai de três filhos.

Do “carretão” para o conforto do eletrônico

Paulo Roberto Vargas tem 59 anos, 30 como motorista de caminhão e há dois anos trabalha na Fontanella. O motorista de Sombrio conta que a paixão pela profissão surgiu durante a infância. “Eu engraxava os eixos do carretão de boi do meu pai quando ele transportava farinha para armazéns entre Sombrio e Araranguá. Tradição que vem de família e ultrapassam 100 anos. Todos nós lidávamos com o transporte e hoje estou aqui. O motorista de hoje dirige com total conforto e segurança, bem diferente dos antigos veículos. A tecnologia facilitou muito e aqui na empresa contamos com isso. Pra mim, a minha carreta é espetacular. Sigo na profissão até me aposentar. Gosto muito da estrada”, relata o pai de quatro filhos ao apontar para a sua carreta estacionada, próximo a oficina da empresa.

Veja as fotos do evento

[soliloquy id="232800"]

Notícias Relacionadas

Candidato a governador Gelson Merísio cumpre agenda na região e visita Fontanella Transportes

Lauro Müller receberá V Ação Criança na Praça Celeste Losso em outubro

Dia do Motorista e Colono é celebrado com café da manhã e palestra para servidores de Lauro Müller

Com aquisição de mais de 200 caminhões, Fontanella irá gerar em torno de 300 empregos

Os novos veículos servirão para acréscimo de frota, que passará a contar com 750 caminhões, com atuação em todo o Brasil.