Geral

Dia Internacional da Mulher: Uma homenagem mais do que merecida

Elas podem ser amiga, companheira, mãe, avó, médica, gari, professora, enfim, elas se adaptam a diversas situações. São multifuncionais. Polivalentes. São mulheres! Mulheres que a cada dia que passa se afirmam ainda mais num espaço já conquistado na sociedade.

Neste dia especial (8), o Portal Sul in foco elegeu uma mulher para representar as leitoras do site. A escolhida foi a moradora de Lauro Müller, Liane Rose Teixeira Righetto que exerce uma profissão de grande relevância na sociedade, é professora há 24 anos.

Liane tem origem simples. Desde muito cedo enfrentou o desafio de ser mulher. Ajudava nas tarefas domésticas quando criança e adolescente. Iniciou sua vida laboral em uma empresa mineradora, foi atendente, vendedora ambulante e assistente imobiliária antes de se tornar professora.

Aos 22 anos, com planos de formar uma família, Liane casou-se. Nesta primeira etapa de sua vida, ela e o marido poupavam como podiam para conquistar os bens que assegurariam o conforto familiar. Com intenção de firmar residência em Criciúma, o casal guardava os pertences que ia adquirindo na casa dos pais, em Lauro Muller.  Com tudo acertado, apartamento alugado, o sonho da vida a dois estava próximo de se consolidar. Porém, se depararam com a primeira dificuldade. A casa onde os pertences estavam guardados pegou fogo e nada restou. “Só nos restou a roupa do corpo. Foi muito triste, mas passou” disse. A futura professora, com o apoio incondicional do marido, conquistou tudo novamente. Os dois permaneceram em Lauro Muller e tiveram 3 filhos.

Corajosa e decidida, Liane resolveu cursar o magistério. Apaixonou-se pela profissão logo no período dos estágios. “Estar rodeada de crianças só faz multiplicar a alegria. Eu amo o que faço. Me encontrei ensinando para esses anjos.  As crianças tem uma sabedoria indescritível. Aprendo todos os dias com elas”, relata. Em todos esses anos, perdeu as contas para quantas crianças já lecionou. “ Uma média de 20 crianças por ano. E são 24 anos”.

Atualmente a professora passa aproximadamente sete horas diária na escola. A rotina começa cedo. “A gente se acostuma. Limpar a casa, fazer o almoço, elaborar as aulas. E assim o tempo voa”.

Como toda mulher, Liane é vaidosa. Tem suas manias. “Gosto de maquiagem, de me vestir bem, de estar na moda. Além disso, minha filha Sabrina é estilista. Então me cobra muito isso”, descontrai a professora.

Para ser feliz ela afirma que precisa de muito pouco. Aos 52 anos, prestes a se aposentar, ela já planeja o futuro. “Gostaria muito de viajar. Fazer um cruzeiro marítimo com toda a família. Todo mundo tem que parar um dia. A hora chega. Mas, vou ajudar meu marido, que trabalha com consertos de eletrônicos”, pontua.

A mensagem transmitida pela professora no dia Internacional das Mulheres é que todas sigam em frente. “Desejo que todas as mulheres vão à luta. Só assim os sonhos se tornarão realidade. Dia da mulher é todo dia. Valorizem-se mulheres. Felicidades” finaliza Liane.

[soliloquy id=”58317″]