Educação

Dia Estadual da Família na Escola une alunos e pais do SESI e do SENAI

Atividades ocorreram em dois locais em Criciúma neste sábado

Oficinas de brinquedos e músicas, contação de histórias, teatros, entre outras atividades. Este sábado foi de interação entre pais, alunos e o ambiente escolar. A mãe da pequena Letícia com apenas um ano, Mônica de Souza Rodrigues, esteve no SESI Escola executando atividades no espaço bebê, onde os sentidos sensoriais e motores são descobertos pelos pequenos.

“Esta imersão dos pais dentro da escola na minha avaliação é essencial, pois a instituição de ensino é a extensão da nossa casa. A escola é fundamental para o desenvolvimento da criança e nós como pais temos o dever de acompanhar o crescimento da criança juntos com os profissionais da educação”, destaca.

Foi implantado neste ano uma iniciativa do Sistema Fiesc sancionada pelo Governo do Estado, que estabeleceu o terceiro sábado de abril como o Dia Estadual da Família na Escola. O objetivo é estimular as famílias a visitarem as escolas catarinenses e compartilharem as experiências dos seus filhos no ambiente escolar.

De acordo com a coordenadora do SESI Escola de Criciúma, Jucinara Teixeira Formanski, participaram da ação neste sábado pais e alunos do berçário até alunos de jovens e adultos, passando pelo ensino fundamental. “A presença dos pais na vida escolar dos filhos contribui para o desenvolvimento das competências socioemocionais que, por sua vez, influencia na melhoria do desempenho escolar. Tempo de estar, de envolvimento, de interação e parceria”, frisa.

O Dia Estadual da Família na Escola também foi comemorado pelos estudantes dos cursos de aprendizagem industrial realizados pelo SENAI de Criciúma em parceria com o Bairro da Juventude. Pais e alunos participaram de uma palestra realizada pelo professor de segurança do trabalho, Cassio Raul Cruz, que exaltou os riscos dos acidentes domésticos. Além disso, também foi realizada uma atividade de ginástica laboral e gincana que envolveu todos os presentes.

“Esta é uma atividade muito importante já que possibilita que os pais conheçam o trabalho que é desenvolvido nas instituições e também aqueles que estão à frente do trabalho desenvolvido”, explica o técnico pedagógico do SENAI, Robson Cechinel.

Para os pais é uma oportunidade de conhecer melhor o ambiente escolar. “Eu trabalho durante todo o dia e chego em casa muito tarde. Essas ações são muito importantes, pois possibilitam que a gente conheça onde os nossos filhos estão durante a semana. Além de dar mais tranquilidade, gera confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido”, aponta Mônica Siqueira, mãe de Tiago Brigido, de 16 anos, aluno do curso de mecânica geral.

Colaboração: Douglas Saviato/Jéssica Pereira

[soliloquy id=”175535″]