Iniciativa visou envolvimento entre as turmas, acolhimento e descontração para o encerramento do trimestre
Uma escola inovadora precisa desenvolver escuta ativa e atuar em colaboração entre famílias, alunos e equipe pedagógica. Por isso, é importante propor atividades que explorem diferentes ambientes e que façam a integração entre as turmas. Foi pensando nessa proposta, que o Colégio Satc colocou em prática o ‘Dia do Pijama’ para os estudantes do Ensino Fundamental. Iniciativa essa que teve como foco o acolhimento e descontração para o encerramento do primeiro trimestre de 2024.
A sexta-feira diferente contou com o desfile dos pijamas, brincadeiras e dança. “Nossas turmas tiverem um bom rendimento no trimestre e por isso resolvemos gratifica-los com uma tarde divertida. Tivemos um recreio estendido com o jogo Just Dance, bolas de sabão e balões. Os professores aderiram a brincadeira também para que tivéssemos o envolvimento das crianças, promovendo assim acolhimento, até porque estava bem frio”, destaca a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.
Para a aluna do 4º ano D, Maria Eduarda Tavares, o dia foi super animado. “Foi muito legal poder vir para a escola de pijama, ver que os professores vieram também foi muito divertido. Eu e minha amiga Luana participamos do desfile, viemos com pijama, roupão e aquecedor de orelha”, conta.
Promover momentos de descontração também faz parte do desenvolvimento comportamental das crianças, pois incentiva a interação e comunicação com outros colegas. “No dia a dia incentivamos e solicitamos os estudos dos alunos, que se dediquem e que devolvam aquilo que a gente oferece de informação. Nossa devolutiva das turmas é ver o quanto aprenderam e adquiriram conhecimento e nada mais justo do que escolher alguma coisa que eles gostem para marcar uma boa etapa na escola”, relata Sandra.