Geral

Dia das Mães registra maior intenção de gastos no comércio em SC desde 2018

Pesquisa de intenção de compra realizada foi realizada pela Fecomércio em sete municípios do Estado.

Foto: Leo Munhoz/ND

Desde o início do mês, o comércio está aquecido pela busca de um presente para as mães. Conforme a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), o Dia das Mães é considerada a data mais importante para o comércio catarinense após o Natal.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A última semana que antecede a data comemorativa sempre é a mais procurada pelos consumidores para realizar a compra dos presentes, como aponta a pesquisa de intenção de compra realizada pela federação em sete municípios do Estado.

A pesquisa constatou que os filhos se mostraram mais intencionados em comprar presentes de valor mais alto do que as filhas. Neste ano, a expectativa de gasto médio está estimada em R$ 211,33 – o maior valor em termos nominais da série histórica e alta de 7,5% diante do ano anterior.

O economista da Fecomércio, Pedro Henrique Pontes, assegura que, apesar do dado não parecer tão em alta em relação ao ano anterior, o ano de 2023 apresenta uma estabilização em comparação ao ano da pandemia, o qual apresentava gastos médios bem baixos.

“Apesar disso, percebemos que ainda não nos recuperamos plenamente se compararmos com os valores antes da pandemia. Quando olhamos para 2018 e 2019, observamos que há uma brecha a ser suprida para os próximos anos”, avalia Pontes.

Subgerente de uma loja de calçados no Centro de Florianópolis, Denise Peres, afirma que, de fato, o movimento cresceu esta semana. “Estamos surpresos porque tem aparecido muitos homens desacompanhados das mães. E antes costumavam vir mais mulheres”, evidencia.

Roupas, cosméticos e calçados lideram escolhas

Para realizar as compras, seis em cada dez pretendem garantir os presentes no comércio de rua. Em segundo lugar, estão os shoppings centers, com 16,4% e a internet, com 13,5%. Já na hora de escolher o local de compra, os consumidores levam em consideração preço, o atendimento e a qualidade do produto.

Além disso, mais da metade dos clientes, cerca de 65,4%, afirmaram que pretendem efetuar as compras durante este período.

É o caso da psicóloga Joice Kroth, que escolheu esta quinta-feira (11) para comprar o presente para a sua mãe Glacy, de 75 anos. “Eu já estava aqui para resolver outras coisas e aproveitei para comprar o presente para minha mãe”, conta.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A psicóloga conta que escolheu um blusão de lã. “Minha mãe mora no Rio Grande do Sul, então é uma roupa que ela gosta de usar. E também achei que tinha a cara dela”, argumenta Joice.

Segundo a pesquisa, as roupas lideram a lista de preferências, com 32%, seguido de perfumes/cosméticos, 14,8% e calçados e bolsas, com 13,6%.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Vendas do Dia das Mães devem encolher quase 60% devido à pandemia

CNC prevê queda histórica do volume de vendas

Treinamento em Orleans vai ensinar como vender pela internet

A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Orleans - ACIO e acontece nos dias 26 e 27 de março. As vagas são limitadas.