Para marcar a data, as homenageadas receberam dos vereadores um ramalhete de flores e um certificando.
Cada um dos nove vereadores de Lauro Müller escolheu uma mulher para ser reconhecida na noite desta segunda-feira, dia 7. A sessão solene, presidida pelo vereador Lindomar Cataneo, foi realizada em virtude do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e lotou a galeria do plenário da Casa Legislativa. Para marcar a data, as homenageadas receberam dos vereadores um ramalhete de flores e um certificando.
A iniciativa é fruto de uma Resolução do ano de 2014, sugerida pela então vereadora e atual vice-prefeita Soraya Cúrcio Librelato. O intuito da autora foi aproveitar a passagem do Dia Internacional da Mulher – data que tem levado a sociedade para discussões e reflexões importantes sobre o papel da mulher no mundo atual e tem gerado resultados positivos, ainda que muito haja para melhorar – para prestar a homenagem às mulheres lauromüllenses.
Representando todas as homenageadas, Cíntia Eliane Felipe Carniato fez uso da tribuna. “As mulheres não são todas iguais. São diferentes, mas todas têm em comum o tamanho do coração, a coragem, o carinho no olhar e uma força angelical nos gestos. São batalhadoras, uma mais guerreira que a outra. Ser mulher é fazer parte de uma história. Mulher é vida, ela dá a vida. Ninguém espalha tanta esperança e garra quanto a mulher. São exemplos de pessoas inspiradoras que merecem todos os elogios e respeito, mas, acima de tudo, igualdade. Desejo a todas as mulheres um feliz e abençoado Dia das Mulheres”, declarou.
Em nome dos todos os vereadores, a vereadora Sysse Alves Velho também se pronunciou, ressaltando a importância da data pela busca de mudanças efetivas. “Mais do que simples comemorações no Dia Internacional da Mulher, devemos lutar para reduzir a discriminação, melhorar as condições de trabalho, igualar as oportunidades e implementar a remuneração justa e equitativa pelo mesmo serviço. Estaremos fazendo isso por nossas famílias. Mais do que nosso dever, essa é uma questão de justiça. Esta singela homenagem marca para a nossa sociedade o reconhecimento a estas guerreiras. Viva as mulheres!”.
Confira a sessão solene na íntegra no vídeo abaixo:
Sobre as homenageadas:
Shirley Terezinha Izidoro (em memória): nasceu em 4 de junho de 1959, na localidade de Faxinal Preto, estado do Rio Grande do Sul. Filha de Amadeu Andrade e Antéria, casada com Celso do Amaral Izidoro, com teve três filhos: Denise, Acione e Guilherme. Tem quatro netos. Lamentavelmente, a homenageada faleceu recentemente. Foi escolhida pelo vereador Acione, seu filho, que manteve a homenagem de maneira póstuma. A homenageada foi representada pela irmã do vereador Acione Andrade Izidoro, Denise Izidoro Machado.
Terezinha Nazário Manarin: filha de João Manoel Nazário e Geraldina Amélia Mendes Nazário. Nasceu em Lauro Müller no dia 20 de novembro de 1947. Foi casada com Antônio Manarim (em memória), com quem teve cinco filhos: Maria Lucia, Luiz Antônio, Vânio José, Terezinha Aparecida e Stela Máris (em memória). Dona Terezinha tem 10 netos e quatro bisnetos. Foi agricultora e do lar. Recebeu a homenagem do vereador Alexsandro Marchiolli.
Armeli Luciano Benedet: nasceu em Lauro Müller no dia 1º de março de 1934. É filha de João Luciano e Augusta Luciano. Foi casada com Antônio Bendet, com quem teve cinco filhos: Arlete, Alcimar, Amilton, Adaizi e Adelir. Tem 11 netos e oito bisnetos. É costureira desde os 15 anos de idade. Reside no bairro Sumaré. Recebeu a homenagem da vereadora Ema Hofmann Benedet.
Elizabet Goulart Benedet: filha de João Wanderlind Goulart e Ida Fontanella Goulart. Natural de Orleans, nasceu em 18 outubro de 1971. É casada com Geraldo Benedet, com quem tem três filhos: Evandro, Daniel e Thais. É do lar e reside no Bairro Sta. Bárbara. Recebeu a homenagem do vereador Guilherme Coan.
Terezinha Alves: conhecida como Dona Leila. Nasceu em 9 junho 1943, em Guatá. Filha de Antônio Faustino Alves e de Albertina Cardoso Alves. Terezinha é divorciada e tem sete filhos: Eliana, Luiz Antônio, Elizabete, Roberto Luiz, Pedro Luiz, José Antônio e Laercio. Tem 12 netos e 11 bisnetos. Trabalhou na mineração da Ibracoque e é do lar. Reside em Guatá e recebeu a homenagem do vereador Manoel Leandro Filho.
Cíntia Eliane Felipe Carniato: nascida em 26 de março de 1970, em Urussanga. É filha de Jaime Rodrigues Felipe e Pedrinha Joao Felipe. Casada com Inrivaldo Carniato, com quem tem dois filhos: Vitor e Vinicius. Cíntia é professora e reside em Itanema. Recebeu a homenagem do vereador Rodrigo Dias.
Cleide Oliveira Cardoso de Oliveira: nascida em 30 de março 1962, no Guatá. É filha de Nicolau Cardoso e Maria de Oliveira Cardoso. Casada com Laercio de Oliveira, com quem tem dois filhos: Vitor e Isis. Tem três netos. Cleide é do lar, e reside em Guatá.
Neste momento, o presidente do Legislativo, Lindomar Cataneo, convidou Lais da Rosa, esposa do saudoso vereador Ronaldo da Silva, o Gaguinho, que morreu há 9 dias. Ela entregou o ramalhete de flores e o vereador Ricardo Fontanella entregou o certificado para a homenageada. Na oportunidade ,o presidente entregou um ramalhete de flores para Lais.
Rosimere Mendes Teixeira: nascida em 8 de maio de 1962, em Lauro Müller. É filha de Ademar Mendes e Vilma da Silva Mendes. Casada com Maurino Teixeira, com quem tem duas filhas: Reginalda e Francieli e tem três netos. Rosimere é do lar e reside no bairro Arizona. Recebeu a homenagem da vereadora Sysse Alves Velho.
Denise Blazius da Luz: filha de Maria de Fatima Gaspordini Ghesi Machado e Aldoir Blazius. Denise nasceu em Urussanga em 27 de julho de 1978. Reside atualmente em Guatá. É casada com Mauricio da Luz e não possuem filhos. Trabalha com ateliê de costura e locações de vestidos para festas. Recebeu a homenagem do vereador e presidente da Câmara, Lindomar Cataneo.