Localizada nas proximidades da Mina de Visitação Octávio Fontana, trilha possui mais de 200 metros e foi aberta ao público nesta quinta-feira (21).
A Prefeitura de Criciúma comemorou o Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21), com atividades na Mina de Visitação Octávio Fontana, no bairro Archimedes Naspolini. Para fortalecer o aprendizado ambiental, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma – Famcri disponibilizou aos moradores a Trilha Ecológica do Mineiro.
A trilha foi inaugurada sob olhares de alunos, líderes comunitários, autoridades políticas e moradores. “Essa nova trilha, além da Mina de Visitação, demonstra que o desenvolvimento e a preservação ambiental devem ser explorados. As escolas ganharam mais um local para ensinar os alunos a preservar o meio ambiente. A Administração Municipal está atenta à riqueza ambiental e, desde o início de 2017, já distribuiu mais de 20 mil mudas de plantas aos moradores”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Para o estudante da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental – EMEIEF Iria Zandomênego de Luca, Richard de Souza Dalpont, de 10 anos, a Trilha Ecológica do Mineiro é uma oportunidade para se aproximar da natureza. “Eu achei estranho o nome de algumas árvores nativas, mas as plaquinhas que identificam as plantas me ajudaram a entender. Foi um passeio tranquilo e empolgante”, afirma.
De acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, a Trilha Ecológica do Mineiro possui aproximadamente 250 metros. “Esse novo ponto turístico de Criciúma serve para enaltecer a importância do meio ambiente para todos nós. Os visitantes podem conhecer as árvores nativas da região carbonífera e até observar alguns animais”, explica.
Os alunos também promoveram o plantio de árvores nativas nesta quinta-feira. A cerimônia contou com o prestígio de estudantes do Centro de Educação Infantil – CEI Jardim da Alegria, EMEIEF Iria Zandomênego de Luca, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – Satc, Pelotão Esperança do 28º Grupo de Artilharia de Campanha – GAC e alunos da Escola de Educação Básica – EBB Aloysius Back, de Forquilhinha.
Colaboração: Fagner Santos / Comunicação Prefeitura de Criciúma
[soliloquy id="241944"]