Educação

Dezenas de jovens iniciam preparação para o ENEM, na Unesc

O exame se tornou uma porta de entrada para o Ensino Superior

Dezenas de jovens amanheceram na Unesc neste sábado (17/8) com um único objetivo: aprofundar seus conhecimentos para a realização do ENEM. Às 7h30 iniciaram as aulas da primeira turma do curso preparatório gratuito para o ENEM oferecido pela Universidade. Ao todo serão mais de 350 pessoas, distribuídas em turmas nos sábados pela manhã e quintas-feiras à tarde e à noite. “Acreditamos muito na capacidade de cada um. Vocês chegaram aqui e podem ir muito mais longe”, comentou o reitor Gildo Volpato, em fala aos jovens.




O ENEM se tornou uma porta de entrada para o Ensino Superior com bolsas de estudo. “Só para o segundo semestre de 2013 foram 560 vagas na Unesc, em 28 cursos de graduação, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos)”, destacou o reitor. O Programa concede bolsas integrais (100%) para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, e parciais (50%) para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Rubens Vaz Franco, estudante no Cedup, já está focado em ganhar uma bolsa de estudo. “O curso vai ajudar nas dificuldades que tenho em algumas matérias”, comentou. Já Geisiane Trevisol, acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc, pensa mais a frente. Ela explicou que a chance de uma bolsa é a motivação principal, mas que também pensa em participar do Programa Ciências sem Fronteiras, que tem como requisito o ENEM.

As aulas são promovidas pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e direcionadas para as pessoas que estudaram ou estão cursando o Ensino Médio em escola pública ou em particular com bolsa integral e tenha se inscrito para a prova do ENEM 2013. Elas são divididas em quatro encontros, que vão trabalhar geografia, atualidades, física, matemática, biologia, química, história, português e redação.

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Impresna