Educação

Dez municípios do sul ganham o ‘Selo Livre do Analfabetismo’ do MEC

Foto: Maykol Cardoso/Divulgação/G1 SC

Foto: Maykol Cardoso/Divulgação/G1 SC

Dos 207 municípios brasileiros reconhecidos como livres de analfabetismo no país, 42 são catarinenses.  Desses 10 são do sul do estado.

Conforme reportagem do site G1 Santa Catarina, a relação nominal do Ministério da Educação (MEC) inclui as cidades catarinenses que receberam o "Selo de Município Livre do Analfabetismo em 2014". Outros quatro municípios de Santa Catarina também ganharam o 'Selo Município Alfabetizador'.

A relação do MEC foi feita com base no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Para ser reconhecido como livre do analfabetismo, o município precisa ter mais de 96% de alfabetização.

Segundo o Ministério da Educação, o reconhecimento é resultado de uma parceria com a Unesco e faz parte do Programa Brasil Alfabetizado, que tem objetivo de alfabetizar jovens e adultos de 15 anos ou mais.

Além dos 42 municípios que receberam o "Selo de Município Livre do Analfabetismo em 2014", outras quatro cidades de Santa Catarina receberam o selo de "Município Alfabetizador": Cordilheira Alta, Águas de Chapecó, Camboriú e Armazém.

A relação do MEC inclui 34 municípios brasileiros que reduziram a taxa de analfabetismo em 50% até 2010, segundo comparação com o Censo Demográfico do IBGE de 2000.

Cidades catarinenses que receberam do Ministério da Educação o Selo de Município Livre do Analfabetismo em 2014: Balneário Barra do Sul, Bombinhas, Braço do Norte, Braço do Trombudo, Cocal do Sul, Corupá, Criciúma, Cunhataí, Doutor Pedrinho, Forquilhinha, Guabiruba, Guaramirim, Ibirama, Iomerê, Iporã do Oeste, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Itapoá, Joaçaba, Laurentino, Mafra, Massaranduba, Nova Trento, Nova Veneza, Palhoça, Penha, Peritiba, Porto União, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Rio Fortuna, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, São João Batista, São José, São Ludgero, São Bonifácio, Treviso, Tubarão, Urussanga e Videira.

Outros 16 municípios catarinenses, incluindo a capital, já haviam recebido o Selo de Município Livre do Analfabetismo em 2007, com base no censo de 2000.