A quinta-feira foi de devoção e homenagens em Laguna. A cidade, durante todo o dia, participou da programação da festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, que segue com festejos até domingo. Ontem, a programação contou com missa festiva do jubileu com representantes das comunidades trazendo as imagens de seus padroeiros.
Paulina Moraes, de 70 anos, fez questão de prestar a homenagem. “É um dia muito especial e todos os anos estou acompanhando a festa. Tudo para a honra de Nossa Senhora dos Navegantes”, fala a moradora do bairro Portinho. À noite, a homenagem prosseguiu com a procissão marítima.
Ainda ontem, paralelamente à festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Laguna prestou homenagem a Iemanjá, em frente à Praça do Villa, no Mar Grosso. As festividades iniciaram com carreata pela cidade, e depois a imagem foi colocada na tenda montada na praia, com gira festiva. Por volta das 22h houve a entrega das oferendas no mar, seguida de queima de fogos.
A programação segue amanhã com a transladação da imagem de Nossa Senhora, saindo dos Molhes da Barra, próximo ao embarque do bote, chegando até a matriz. Todas as noites, a banda musical Carlos Gomes e o Coral Nossa Senhora dos Navegantes estarão participando dos festejos.
A santa
A região do Magalhães sempre foi envolvida com o porto da cidade – muitos trabalhadores e diretores moravam no bairro. No ano de 1911, para aproximar o povo ainda mais da religiosidade, foi erguida a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, que teve sua pedra fundamental assentada no dia 5 de novembro daquele ano.
Em 24 de fevereiro de 1966, foi criada a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Em 1968 realizou-se a primeira Festa de Nossa Senhora dos Navegantes como paróquia. No dia 1º de maio de 1969 foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova matriz, iniciada em 16 de maio do mesmo ano, sendo inaugurada no dia 27 de janeiro de 1979.
Com informações do Jornal Diário do Sul