Um grupo de 23 pessoas chega amanhã, às 9h, ao Santuário de Santa Paulina, no Vígolo, em Nova Trento, após 210 quilômetros a pé desde Orleans. A caminhada dos peregrinos iniciou no último sábado, às 7h.
Ao chegar ao santuário, os devotos participarão da missa das 10h. Depois almoçam e retornam para Orleans de micro-ônibus. Esta é a 12ª vez que ocorre a caminhada até Nova Trento, sempre na última semana de agosto. São peregrinos de Orleans, Criciúma, São Ludgero e Florianópolis.
Ontem à tarde, o grupo já estava hospedado em Major Gercino, para repousar até a manhã de hoje, quando dão início à próxima etapa da peregrinação, que terá 35 quilômetros até Nova Trento. Na quinta de manhã eles seguem até o Vígolo, onde fica o Santuário de Santa Paulina. São mais oito quilômetros de caminhada.
Desde o início da peregrinação, os romeiros já passaram por Rio Fortuna, Anitápolis, Angelina, Major Gercino e agora seguem para Nova Trento, na etapa final da caminhada. Eles contam com dois carros de apoio, que ajudam a carregar bagagens e alimentos.
As caminhadas costumam começar às 6h e seguem até por volta das 14h, independentemente do clima. Neste ano, o grupo está contando com dias sem chuva – o problema é o calor. De hora em hora, eles fazem uma refeição balanceada, à base de frutas e líquidos, entre outros, conforme explica Lismael Crozetta Ferrareis, que faz parte da romaria desde a sétima edição. São 35 quilômetros de caminhada por dia.
A idade dos participantes varia entre 30 e 70 anos, com a maioria acima dos 50. O grupo opta por estradas de chão batido, por serem mais tranquilas, com menor movimento de automóveis. Idealizada por Ademir Librelato e Osvaldo Jung Filho, a caminhada começa a ser organizada em abril.
Com informações do Portal Notisul