A busca pelo Conhecimento

Devastação de Hiroshima completa seus 79 anos

Foto: Divulgação

A segunda guerra mundial (1939-1945), trouxe grandes prejuízos financeiros e milhões de perdas humanas em todo o planeta. Dois acontecimentos que marcaram esse conflito foi o bombardeamento atômico das cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

Uma bomba atômica, também chamada de bomba nuclear, ogiva atômica ou ogiva nuclear, é todo material explosivo criado em laboratórios que ao explodirem, liberam uma gigantesca quantidade de energia, causando uma destruição em massa em todo seu entorno.Testes nucleares já haviam sendo feitos pelos Estados Unidos há algum tempo, mas nunca utilizadas em situações de guerra.

Segundo a história, na manhã de uma pacífica segunda-feira, dia 06 de Agosto de 1945, mais ou menos às 08 horas e 15 minutos da manhã, uma bomba de urânio chamada de “little boy” pesando em torno de 4 toneladas, foi lançada de um avião sobre cidade localizada ao sul do Japão chamada de Hiroshima. O fato foi tão rápido que dizimou instantaneamente cerca de 80 mil pessoas que ali residiam e com o tempo, devido a perigosa radiação que permaneceu no ar, fez com que a soma aumentasse para algo em torno de 140 mil habitantes.

No momento da terrível explosão, levantou-se uma enorme nuvem de cogumelo que podia ser vista a Km de distância e, depois que a fumaça abaixou e a área ficando visivelmente limpa, o cenário era catastrófico e dramático, muitas construções totalmente destruídas e milhares de óbito foram registrados.

Depois do final da guerra, a cidade ia aos poucos se reconstruindo e em 1949, foi construído um memorial de paz no lugar. Hoje Hiroshima é visto como um lugar de paz e que abriga uma população descendente daqueles que perderam suas vidas durante a explosão.

Notícias Relacionadas

Coopercocal realiza 1º torneio de Canastra Livre neste domingo

Fonógrafo: Início da Era da Gravação de Áudio

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de Golpe de Estado

Além de Bolsonaro, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o general Braga Netto

Água: O Tesouro Azul do Planeta Terra e o Nosso Bem Mais Precioso