Leitores do Diário do Sul enviaram à redação do jornal na sexta-feira algumas fotografias que despertam questionamentos sobre a Ponte Anita Garibaldi. As imagens são referentes a um pilar de sustentação e os estaios (cabos) de sustentação do vão central.
A fotografia, que seria de um pilar da ponte, apresenta a estrutura de concreto desgastada e com as ferragens à mostra. A imagem não mostra o local exato da coluna, mas como no lado oposto aparece o atual trajeto da BR-101, o ângulo do registro coincide com as imediações da Ponte Anita Garibaldi.
Já a fotografia aérea dos estaios é bem clara. Os quatro cabos, dois de cada lado, aparecem soltos. A assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, que responde pela construção da Ponte Anita Garibaldi, foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos até as 19h de sexta-feira para esclarecer essas duas situações.
A ponte Anita Garibaldi está mais de 98% concluída e o Dnit pretende inaugurar a travessia de 2,8 quilômetros de extensão em maio. Porém, surgiram rumores de que o consórcio responsável pela obra poderia atrasar o cronograma por falta de repasse de verbas do governo federal.
São R$ 33 milhões que as empresas esperavam receber. Nos últimos dias, o diretor-geral do Dnit, Adailton Cardoso, informou que R$ 16 milhões seriam repassados para as empresas.