Nesta semana, 10 computadores foram encaminhados ao local.
A partir da próxima quinta-feira, dia 12 de abril, os detentos do Presídio Santa Augusta, no regime aberto e semiaberto, iniciarão aulas de informática. Com duas aulas por semana e duração de dois meses e meio, o curso foi possível graças à aprovação do projeto de extensão do curso de Ciência da Computação no último edital da UNACET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da Unesc. O “Escola de Informática” é uma parceria da Universidade e Justiça Federal. Em 2011, atendeu só mulheres. Este ano, os participantes são homens.
Conforme os professores coordenadores do projeto, Ana Cláudia Garcia Barbosa e Paulo João Martins, serão organizadas duas turmas por vez. Uma terá aulas nas segundas e quintas-feiras. A outra, nas terças e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. “Vamos contar com a colaboração de dois bolsitas, mas o projeto está aberto para receber monitores homens voluntários”, solicitaram.
Eles lembraram que os detentos receberão noções básicas de informática e, de quebra, vão aprender matemática e português. Uma assessora pedagógica voluntária também vai auxiliar os trabalhos. “Eles vão ter aulas de planilha eletrônica e vão fazer edição de textos também, ou seja, noções básicas que auxiliarão na vida profissional”, enfatizou a professora Ana Cláudia.
Nesta semana, 10 computadores foram encaminhados ao local. “São equipamentos em bom estado de conservação. Todos foram formatados e com novos programas instalados”, informou a supervisora de Help Desk da Unesc do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Luciani Búrigo Boeira.
Engeplus – Nícola Martins