As fortes chuvas das últimas semanas, especialmente na noite de quinta-feira (11), contribuíram para o colapso da estrutura
Chuvas intensas e persistentes causaram o desmoronamento de um trecho da rua Romulado Quint, no bairro Rio Negro, em São Bento do Sul, Planalto Norte catarinense. Durante a madrugada desta sexta-feira (12), aproximadamente às 4 horas, um trecho de cerca de 40 metros da rua desabou, formando um grande desmoronamento. Por pouco, as construções próximas não foram atingidas pelo deslizamento de terra.
A prefeitura informou que a área, junto com outras ruas ao redor, está passando por obras de pavimentação. As fortes chuvas das últimas semanas, especialmente na noite de quinta-feira (11), contribuíram para o colapso da estrutura, que não suportou o volume constante e intenso de água.
Análises preliminares realizadas pela empresa responsável pela obra, em conjunto com engenheiros da prefeitura, secretaria de Obras e Defesa Civil, sugerem que o rompimento da rede de drenagem pluvial pode ter sido a causa do desmoronamento. No entanto, a confirmação só virá após a conclusão da perícia técnica.
Equipes multidisciplinares estão trabalhando para conter o desmoronamento, especialmente com a previsão de mais chuvas no fim de semana. Máquinas serão utilizadas para reduzir o peso que pode comprometer ainda mais a base do morro.
A Celesc, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil regional e o governo municipal estão prestando auxílio aos moradores. Até o momento, nenhuma residência foi atingida ou interditada. A prefeitura afirmou que, se a situação se agravar, todo o apoio necessário será oferecido às famílias, priorizando a segurança e a preservação de vidas.
Informações retiradas do NSC Total