O Governo de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu na manhã de hoje o desfile cívico envolvendo 49 pelotões de escolas; centros de educação infantil; secretarias municipais e fundações, entidades; instituições religiosas e étnicas, e militares. A manhã foi abrilhantada pela orquestra sinfônica Celebração, fanfarras das escolas municipais Quintino Rizzieri e Maria Arlete Bitencourt Lodetti. A guarda da bandeira foi feita pelo Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco.
Ao declarar aberto o desfile cívico o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, ressaltou que a independência tem ligação com a liberdade. “Só é independente quem é livre. Só é independente o país que é responsável pela transformação da sociedade como um todo e consciente de seus direitos e deveres”.
Durante o desfile, que aconteceu na Rua Altamiro Guimarães, com saída em frente ao Paço Municipal e dispersão na Cooperaliança, as escolas e CEIs apresentaram os projetos trabalhados durante o primeiro semestre sobre os temas amizade, família, animais, literatura, natureza (no percurso foram distribuídas mudas de plantas e flores), entre outros.
De acordo com o secretário de Educação, Antonio de Mello, a equipe da secretaria proporcionou mais um belo espetáculo cívico. “Nossa equipe, com o apoio de todos os participantes, se preparou por muitos dias para que o evento acontecesse com muita beleza. Foi mais um desfile cívico que chamou a atenção pela organização e comprometimento de todos os envolvidos”, assinalou.
Ainda no clima da independência do Brasil, durante toda a semana, foram realizadas atividades voltadas ao tema nas unidades escolares da cidade. A semana cívica, que foi abeta oficialmente no dia 1º de setembro, na Praça da Juventude Fernando Pacheco, contou ainda com a participação da banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e apresentações artísticas.
Colaboração: Alexandra Cavaler/Comunicação Içara
[soliloquy id=”85513″]