Um criador de bovinos do interior de Jacinto Machado teve nove vacas mortas de uma única só vez, em função de uma descarga elétrica ocasionada por um raio. O fato aconteceu na segunda-feira (11) e serve como alerta aos criadores da região para medidas de prevenção a este tipo de incidente.
Conforme informações do Jornal Volta Grande, os animais estavam em uma propriedade do pecuarista Charles Kuentzer, na comunidade de Engenho Velho. Com a proximidade de um temporal, o rebanho buscou abrigo sob uma árvore. Foi neste momento em que um raio caiu sobre a árvore e todos os animais foram atingidos.
"É a primeira vez que isso acontece conosco. Já perdemos alguns animais por outros motivos, mas por um raio foi a primeira vez. Um prejuízo enorme, pois todas elas estavam prenhas," relatou o pecuarista.
Alerta aos criadores
Em entrevista à reportagem do Portal Sul In Foco, a médica veterinária da Secretaria do Interior da Prefeitura Municipal de Araranguá, Andreza Rossi Vieira, lembra que medidas podem ser tomadas pelos criadores a fim de evitar fatos semelhantes.
“O indicado é que sejam construídas coberturas nestas propriedades. Naturalmente em tempestades, os animais procuram abrigo, e nos casos mais comuns são as árvores. Infelizmente foi uma fatalidade o que aconteceu neste caso”, comenta.
Sobre a morte de animais com descargas elétricas ocasionadas por raios, Andreza ressalta que tal fato acontece com certa frequência na região. “É algo não tão raro, mas acontece. O que chamou a atenção foi o número de animais mortos em uma única descarga elétrica na árvore em que se abrigavam”, complementa.
Andreza afirma ainda que os criadores devem mudar a cultura de pensamento sobre o gado de corte e de leite. “Os criadores mais cuidadosos constroem coberturas para evitar o frio, o vento e a descarga elétrica em seus animais. Quem sabe uma mudança de cultura pode evitar novos casos. Uma cobertura simples pode ajudar e muito”, finaliza.
[soliloquy id=”185637″]