O dia 18 de dezembro de 2006 é tido como a data de início de uma das piores catástrofes que a Malásia, país situado no sudeste da Ásia, já enfrentou em sua história. Alguns dias antes, o Tufão Utor, que atingiu com grande intensidade a região central das Filipinas e o Vietnã, trouxe grandes quantidades de chuvas, principalmente para a Malásia.
As chuvas começaram no dia 18 de dezembro de 2006, apresentando altos índices de precipitação ao decorrer do dia. Na cidade de Johor Bahru, por exemplo, a quantidade de chuva no dia 19 de dezembro atingiu os impressionantes 289 mm. Em Singapura, uma cidade-estado situada próxima à Malásia, os volumes de chuvas chegaram a 366 mm em apenas 24 horas, sendo considerado a terceira maior precipitação desde a década de 1930.
Como resultado, inundações severas atingiram muitas partes da Malásia, com destaque principalmente para os estados de Johor, Malacca, Pahang e Negeri Sembilan. Os rios e barragens dessas regiões não suportaram tamanha quantidade de água e transbordaram sobre áreas mais baixas, resultando na destruição de pontes, estradas, plantações e residências, além de desabrigar cerca de 160 mil pessoas e registrar 6 mortes.
Além da Malásia e de Singapura, a Sumatra do Norte, uma província sob o comando da Indonésia, também registrou uma alta quantidade de chuvas na semana do dia 20 de dezembro. As inundações permaneceram até o dia 13 de janeiro de 2007, quando as águas aos poucos foram baixando e a vida sendo retomada, claro que com a ajuda de equipes de recuperação e resgate trabalhando a todo vapor.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Inundações no Sudeste Asiático de 2006 – 2007. Disponível em https://pt.wikipedia/org/wiki/Inundações_no_Sudeste_Asiático_de_2006-2007. Acesso em 18 dez. 2024.