Geral

Desastre na Malásia: a Inundação Histórica de 2006 – 2007

Foto – Divulgação

O dia 18 de dezembro de 2006 é tido como a data de início de uma das piores catástrofes que a Malásia, país situado no sudeste da Ásia, já enfrentou em sua história. Alguns dias antes, o Tufão Utor, que atingiu com grande intensidade a região central das Filipinas e o Vietnã, trouxe grandes quantidades de chuvas, principalmente para a Malásia.

As chuvas começaram no dia 18 de dezembro de 2006, apresentando altos índices de precipitação ao decorrer do dia. Na cidade de Johor Bahru, por exemplo, a quantidade de chuva no dia 19 de dezembro atingiu os impressionantes 289 mm. Em Singapura, uma cidade-estado situada próxima à Malásia, os volumes de chuvas chegaram a 366 mm em apenas 24 horas, sendo considerado a terceira maior precipitação desde a década de 1930.

Como resultado, inundações severas atingiram muitas partes da Malásia, com destaque principalmente para os estados de Johor, Malacca, Pahang e Negeri Sembilan. Os rios e barragens dessas regiões não suportaram tamanha quantidade de água e transbordaram sobre áreas mais baixas, resultando na destruição de pontes, estradas, plantações e residências, além de desabrigar cerca de 160 mil pessoas e registrar 6 mortes.

Além da Malásia e de Singapura, a Sumatra do Norte, uma província sob o comando da Indonésia, também registrou uma alta quantidade de chuvas na semana do dia 20 de dezembro. As inundações permaneceram até o dia 13 de janeiro de 2007, quando as águas aos poucos foram baixando e a vida sendo retomada, claro que com a ajuda de equipes de recuperação e resgate trabalhando a todo vapor.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Inundações no Sudeste Asiático de 2006 – 2007. Disponível em https://pt.wikipedia/org/wiki/Inundações_no_Sudeste_Asiático_de_2006-2007. Acesso em 18 dez. 2024.

Notícias Relacionadas

Nova etapa de detonação programada para esta quinta (19) em Capivari de Baixo

Ação é realizada pela CCR ViaCostira e acontece no km 329 da rodovia BR-101 Sul/SC

Trenzinho da Alegria espalha magia do Natal nas comunidades atendidas pela Coopercocal

A iniciativa emocionou famílias em cada parada, conectando a cooperativa ainda mais à comunidade

Trecho da BR-101 em SC é o mais perigoso do Brasil, aponta estudo

O levantamento feito pela CNT revelou que o trecho entre os quilômetros 200 e 210 da BR-101, em Santa Catarina, é o líder em acidentes de trânsito no Brasil.

Operação mira grupo suspeito de furtar 100 carros de luxo em SC

Após os furtos, os automóveis eram enviados ao Paraná, onde eram adulterados e repassados para outros destinos.