A secretaria de Planejamento de Içara em parceria com a secretaria de Agricultura iniciou nesta semana o desassoreamento do Rio dos Porcos, no bairro Vila Nova. Os trabalhos, que devem ser concluídos em 10 dias, foram vistoriados ontem pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon, os secretários Eduardo Rocha e Geraldo Baldissera e também o vereador Pedro Mazzuchetti.
A ação está entre as atividades realizadas pelo governo municipal com o objetivo de prevenir as cheias. O serviço compreende 1,5 km de limpeza às margens do rio. Para o vereador Pedro Mazzuchetti o investimento deve amenizar os danos causados pelas chuvas. “Este desassoreamento vai contribuir muito com a vazão da água e evitar que as casas sejam atingidas. A prefeitura ainda fez nesta semana um mutirão de limpeza de bocas de lobo que também vai ajudar muito”.
Mazzuchetti ainda ressaltou que a comunidade vai receber a praça de Esporte e Cultura e será contemplada com a segunda etapa do projeto de pavimentação PAC 2. “Estamos ansiosos para ver os trabalhos de pavimentação iniciar. Agora está perto e nós agradecemos”. Já o prefeito içarense destacou que a assinatura do contrato, que vai contemplar a grande Vila Nova com 25 vias pavimentadas e mais três bairros, deve acontecer no próximo mês.
Quanto aos serviços de prevenção às cheias o secretário de Planejamento, Eduardo Rocha, explica: “estamos intensificando as ações como desassoreamento, limpezas de bocas de lobo e de galerias, por meio da secretaria de Obras, e paralelamente trabalhamos na proposta de construir um canal auxiliar as margens do passeio, entre a Avenida Procópio Lima e a Praça da Juventude. Todos os esforços estão sendo empregados para evitar que as fortes chuvas causem transtornos à população”.
Projeto de pavimentação
A nova etapa do PAC 2, que deve ter o contrato assinado no mês de fevereiro, também levará pavimentação aos bairros Demboski, Presidente Vargas e Aurora, e os Loteamentos Jussara e Ana Eliza. O investimento total da proposta é de mais 35 milhões em 29 km de vias pavimentadas, ou seja, mais 80 ruas.
Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara