A comunidade terapêutica Desafio Jovem Criciúma recebeu Moção de Aplausos pelos serviços prestados a comunidade de Criciúma e região no tratamento e recuperação de dependentes químicos. “Muitas vezes vemos sofrimentos de familiares ao verem seus filhos ou parentes e tornarem dependentes e não poderem fazer nada. Vocês estarem no Desafio Jovem é um grande passo. Nada mais justo esta Moção”, comentou a vereadora Gaci Fabris, autora da Moção, que foi aprovada por unanimidade.
Conheça – Identificando a problemática do uso de drogas na região no ano de 1979, um grupo de casais sobre a liderança de Vânio de Oliveira sentiu a necessidade de promover palestras preventivas relacionadas a dependência química; porém a necessidade de tratamento e recuperação motivou o grupo a desenvolver atividades na prestação de serviços em saúde e assistência social, no modelo Teen Challenger (Desafio Jovem) desenvolvido por David Wilkinson nos guetos de Nova York (EUA) em 1958, que no Brasil chegou no ano de 1972 através do professor universitário Galdino Moreira Filho.
Foi no entanto, em 24 de julho de 1985, que o então vereador Vânio de Oliveira com mais cinco casais, fundaram o Desafio Jovem de Criciúma, e em janeiro de 1987 iniciou efetivamente como Comunidade Terapêutica.
Durante esses 29 anos de trabalho o Desafio Jovem de Criciuma recebeu os títulos de Utilidade Pública Estadual, Lei nº 6.734 de 16.12.85; Utilidade Pública Municipal, Lei n° 2.217 de 9.05.87 bem como a inclusão no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social n° 024/97, COMAD – Conselho Municipal Antidrogas, CONEN – Conselho Estadual de Entorpecente de Santa Catarina, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Comunidade Terapêutica Desafio Jovem de Criciúma é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que busca através de um processo dinâmico um programa de recuperação com uma equipe interdisciplinar
Atualmente os serviços de acolhimento são para 32 leitos de pessoas do sexo masculino adulto/adolescente. O Desafio Jovem de Criciúma mantém convenio com o SENADE/MJ, Governo Federal e com o programa REVIVER do Governo estadual, atendendo 20 leitos para adultos e seis adolescentes sem nenhum custo para as famílias.
Nos 29 anos de atividades, foram acolhidos mais de sete mil dependentes químicos , com um resultado de mais de 2 mil vidas restauradas e reinseridas no mercado de trabalho com os vínculos familiares restabelecidos.
O Desafio Jovem de Criciúma além de colaboradores voluntários conta com uma diretoria formada pelos seguintes membros: presidente Andreia Felizardo de Oliveira Keller, diretor financeiro: Augusto Ross, diretor administrativo: José Coelho, diretor de projetos: Elizeu de Souza tendo como presidente de honra Vanio de Oliveira (diretor geral).
Colaboração: Daniela Savi