O evento tem a chancela do WSL, participação da Associação de Surfe e Tow-in do Farol de Santa Marta ATowInJ e parceria com a Fecasurf.
Se depender dos mais de 400 mil internautas que acompanharam nesta sexta-feira, as ondas da praia do Cardoso, ao vivo via internet, e a comissão organizadora do Desafio de Ondas Grandes, Laguna tem as maiores ondulações do Brasil. O pico nesta sexta-feira no Cardoso alcançou mais de 3,5 metros de onda no surfe treino. Os surfistas e admiradores movimentaram o Farol de Santa Marta e deverá seguir assim. A janela do evento fecha em novembro, com a expectativa de ondas grandes para os esportistas de várias partes do Brasil e do mundo caírem na água. O Desafio tem a chancela do WSL.
No período da tarde, em solenidade no Centro Histórico, organizadores, patrocinadores, surfistas e apoiadores estiveram reunidos na abertura do evento de Desafio de Ondas Grandes. O Governo do Estado repassou R$ 200 mil por meio de convênio com a Associação de Surf Tow-in In Farol de Santa Marta e de Jaguaruna. A intenção é integrar a Praia do Cardoso no Campeonato Mundial de Ondas Grandes.
O atleta catarinense Rafael Becker, conhecedor das ondas da Cidade Juliana, classificou o evento como alucinante e principalmente a apresentação de Laguna para dentro do Circuito Mundial de Ondas Gigantes. O presidente da Associação de Surf Toiw-In do Farol, Reinaldo Langer, descreveu a data como ‘um dia histórico e inédito’. Ele agradeceu a união de todos em prol de um potencial da cidade. Descreveu o padrão de estrutura que o evento precisa de acordo com as normas da WSL. “Maior onda do Brasil é na praia do Cardoso. Estamos divulgando isto para o mundo todo”, apontou. A mídia internacional acompanhou o surfe treino desta sexta-feira.
Com a divulgação do Farol de Santa Marta, o turismo deve receber um incremento por toda a cidade, desde restaurantes, hotéis e outros prestadores de serviços. O secretário estadual do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, quis deixar claro a importância do investimento em turismo. “Não é nada supérfluo, é plantar algo que dará muitos frutos. O movimento econômico e a mídia espontânea são umas das consequências”, destacou.
O vereador Peterson Crippa frisou a valorização do esporte. “Laguna tem boas ondas e merece reconhecimento. A parceria da iniciativa público e privada com bons projetos é uma solução”, definiu.
Estiveram participando da solenidade: vice-prefeito, Júlio Cesár Wilemann; secretário regional, Felipe Remor; presidente da Fecasurf, Reginaldo Ferreira; presidente da Associação de Surf Town In de Jaguaruna, Maurício Giraldi, secretários municipais e vereadores.
Com informações do Portal Notisul