Padre e idosos com mais de 70 anos fizeram parte dos cerca de 600 ciclistas que desafiaram a estrada mais espetacular do mundo na manhã deste domingo (05).
Vindos de 17 estados do país, cerca de 600 ciclistas voltaram a desafiar a Serra do Rio do Rastro na manhã deste domingo (05), em mais um evento organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo – FCC. A prova com aproximadamente 24 quilômetros de percurso iniciou no Centreventos Nelson Righetto, centro de Lauro Müller e finalizou no Mirante da Serra, em Bom Jardim da Serra. A sétima edição contou com 23 categorias e foi restrita a modalidade speed (ciclismo de estrada). O trânsito da SC-390, ficou interditado entre 6h e 10h.
Atletas amadores, profissionais e alguns atletas irreverentes, como um padre, um prefeito e idosos com mais de 70 anos. No geral, o ciclista profissional Gabriel Machado da Silva, de Chapecó foi o primeiro a completar a prova, com o tempo de 1 hora, 5 minutos e 47 segundos, pela categoria Elite Masculino. Gabriel de 19 anos, desafia a Serra pela terceira vez, sendo campeão pela categoria Júnior em 2015, 2º na categoria Elite em 2016 e campeão agora em 2017. “ Eu estava bem preparado e o desafio já serve de preparação para o evento na Espanha”, conta.
Entre as mulheres, a vencedora foi a paulista Ana Paula Polegatch com o tempo de 1 hora, 19 minutos e 2 segundos. Natural de Guarapuava, a atleta profissional de 28 anos competiu no desafio pela primeira vez. “Emocionante e difícil. Os últimos 5 quilômetros, requerem muita força e concentração. O vento forte também dificultou a subida, mas me distanciei bem das demais e venci”, conta. “Somos capaz de tudo e podemos ser melhores, inclusive dos homens, É só ter força de vontade”, completa ressaltando o Dia Internacional das Mulheres.
O padre e o fiel.
Entre os competidores, um padre que começou a competir após ser motivado por um fiel, na cidade de São João do Ivaí, no interior do Paraná. “ Comecei a dois anos. Precisava emagrecer e colocar a saúde em dia. Motivado pelo amigo e fiel da igreja onde trabalho, o senhor Benedito da Silva, entrei na competição”, conta o pároco da cidade, Padre Ricardo Roberto de Souza, de 37 anos.
Já o senhor Benedito, popularmente conhecido por Dito, tem 70 anos completou o desafio e foi o primeiro na categoria, masculino, acima de 70. “ O importante é começar cedo e não parar nunca. Tenho 40 anos de bike e vou parar quando morrer”, conta.
Amadores no pódio
A gaúcha de Erechin, Juliana Piana de 31 anos é bancária, atleta amadora e conseguiu chegar em 4º lugar pela categoria Feminino Master A1. “ Fui motivada pelo meu marido que também competiu. É a primeira vez que desafio a Serra do Rio do Rastro e senti uma emoção incrível. Os últimos 4 quilômetros de prova foram mais difíceis, mas valeu a pena”, conta.
Sucesso no evento e o próximo desafio
Acompanharam o 7º Desafio de Ciclismo da Serra do Rastro, os prefeitos municipais das duas cidades que sediaram o evento, além do secretário do Estado de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan. “Quero agradecer a todos os atletas e organizadores pelo grande evento realizado aqui em nossa cidade. Estamos sempre de portas abertas”, enalteceu o prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Luiz Ostetto.
Lauro Müller foi o local de largada e ponto de concentração de grande parte dos ciclistas e demais visitantes durante o desafio. “Uma satisfação muito grande receber as pessoas de todos estes estados. As pousadas e hotéis de nossa cidade ficaram lotados. Esses eventos têm que continuar acontecendo. É um sonho sendo realizado, ver que o turismo se torne fonte de renda para o nosso município”, declarou o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, que acompanhou toda prova ao lado do seu vice Pedro Barp Rodrigues.
“ Ocorreu tudo dentro do esperado e com um grande número de competidores. Agora, vamos nos preparar para o desafio de montain bike que acontece em novembro, Em breve estaremos liberando as inscrições. Agradeço e todos, em especial aos atletas e cidadãos das duas cidades que nos acolheram neste evento”, avalia o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo – FCC, João Carlos Andrade.
Todo o trajeto da competição recebeu o apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, além de órgãos da Prefeitura Municipal de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.
Colocação de atletas do Sul do Estado
- Gustavo Freitas de Criciúma foi o 3º colocado com 1 hora, 8 minutos e 39 segundos de prova, na Categoria Elite Masculino.
- Wolfgang Felipe Hipólito de Imbituba ficou em 4º lugar na categoria Junior
- Dois atletas de Lauro Müller nas primeiras colocações. Arthur Carrer em 4º lugar e Humberto Molon Serafin em 8º lugar na categoria Juvenil
- Adriano Machado foi o vencedor da categoria Master A1 (30 a 34), com o tempo de 1 hora, 10 minutos e 14 segundos.
- Leonir Guedes Rodrigues de Orleans chegou em 8º lugar na categoria Master B1 (40 a 44),
- Anício Beger Laurindo de Braço do Norte foi o vencedor da categoria Master B2 (45 a 40), com o tempo de 1 hora, 14 minutos e 42 segundos.
- Pedro Barbosa de Criciúma ficou em 4º lugar pela categoria Master C2.
- Samuel Mariot de Olivério de Lauro Müller ficou em 2º e Luiz Fernando Martins de Braço do Norte, em 5º lugar pela categoria Sub 30 Masculino.
- Lígia Milanez Venturini de Nova Veneza chegou em 7º lugar na categoria Elite Feminino
Os resultados completos podem ser acessado neste link
[soliloquy id="210937"]