O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (24) para solicitar a interferência do Governador Raimundo Colombo no impasse envolvendo a nova contratualização do Estado com o Hospital São José, de Criciúma. Para o parlamentar, a situação é delicada, e os serviços prestados pelo hospital são essenciais para toda a região sul do estado.
Com 1070 colaboradores, 241 médicos e 48 residentes, o Hospital São José enfrenta uma grave crise financeira e as dívidas ultrapassam R$ 15 milhões, havendo, inclusive, a possibilidade de paralisação dos atendimentos. "Faço um apelo ao Governador Raimundo Colombo para que interceda nesta negociação. Sabemos do seu bom senso e da preocupação com a área da saúde. Se o Estado não puder bancar tudo o que precisa o hospital, que se busque a interferência, também, do Governo Federal. O que não podemos é deixar o Hospital São José fechar as portas", argumentou o deputado Minotto.
Na segunda-feira (23), uma nova rodada de negociações entre o Estado, Prefeitura de Criciúma e o Hospital São José não teve avanços. Quando esteve em Criciúma há 10 dias, o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, manifestou a possibilidade do Governo do Estado pagar todo o extra-teto e 20% sobre a produção de média e 10% da alta complexidade. Somados os valores chegam a aproximadamente R$ 25 milhões anuais, mas o valor ainda não atende as demandas de acordo com a vice-diretora do Hospital, Irmã Terezinha Buss.
Colaboração: João Manoel Neto / Comunicação Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT)