Animal estava saudável e deixou a praia na madrugada desta segunda-feira
Depois de descansar quatro dias, o elefante marinho deixou Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, na madrugada desta segunda-feira. De acordo com a bióloga Mônica Pontalti, coordenadora do Instituto Baleia Franca, o animal estava saudável e precisava só descansar.
Os biólogos planejavam transferir o elefante marinho para uma praia mais calma nesta segunda-feira, mas não foi necessário. O animal passou os últimos dias repousando na região do Rancho dos Pescadores. Ele era macho e jovem.
O Instituto Baleia Franca (IBF) pretende organizar um treinamento para a população sobre os cuidados que se deve ter quando um animal marinho for encontrado na praia, mas ainda não há data confirmada. O IBF acompanhou o bicho desde a última quinta-feira para monitorá-lo e também para garantir a sua segurança. Muitos curiosos foram até a praia para ver de perto o visitante e os profissionais tiveram que cercar o local.
É comum nesta época do ano que apareçam lobos e leões marinhos no local, mas os elefantes vem mais raramente. Este é o segundo que aparece neste inverno. O primeiro foi uma fêmea, na Praia do Rosa, em Imbituba.
Quando a fêmea apareceu, no dia 2 de julho, o pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico, comentou que elefantes marinhos costumam ficar horas e até mesmo dias na praia para descansar. As pessoas devem evitar se aproximar dos animais, que são protegidos por lei.
Foca também visitou Garopaba
Na terça-feira, outra ilustre visitante esteve na praia de Garopaba, e também ficou bem perto do rancho dos pescadores. A foca passou a tarde brincando no local. Jogava um peixe de um lado para o outro e provocava as gaivotas que vinham roubar sua comida.
Diário Catarinense