Esporte

Dentista de Lauro Müller coleciona quase 5 mil escudos de seleções desenhados no paint

Coleção de Christiano Hilbert Brighente, inclui todas as seleções da FIFA, além de outros clubes de futebol. Desenhos já foram entregues aos jogadores Roberto Dinamite e Zico, que colocou um banner no museu de seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro

Christiano Hilbert Brighent com sua coleção de escudos / Fotos: Arquivo pessoal/ Divulgação

Em tempos onde a tecnologia está cada vez mais dinâmica e diversos programas conseguem facilitar o trabalho dos desenhistas, um dentista de Lauro Müller, segue com seu hobby de fazer desenhos no paint, uma ferramenta utilizada para a criação de figuras simples e também para a edição de imagens.

Fora do que é considerado “normal”, Christiano Hilbert Brighente, já soma mais de cinco mil escudos de futebol em sua coleção. Com a chegada da Copa do Mundo, seu trabalho se destaca ainda mais, já que todas as seleções ligadas à Federação Internacional de Futebol (FIFA) tiveram seus escudos desenhados por ele. Além disso, escudos de clubes nacionais e estrangeiros, amadores da região e ligas norte-americanas, entre outras, fazem parte do acervo.

Coleção de escudos das seleções da Fifa desenhados por Christiano

De acordo com Christiano, a paixão começou ainda na infância, quando comprava toda semana a revista Placar, maior semanário esportivo da época. “Mesmo chegando com atraso na nossa cidade, não perdia uma edição. O que mais me chamava atenção eram os escudos de futebol que eventualmente vinham nas tabelas de campeonatos da época”, conta o dentista. Ele ainda fala que durante um bom tempo, recortava e colecionava os escudos e chegou a fazer um poster com os desenhos.

Ainda conforme Christino, no final dos anos 90, ele começou a ter mais contato com computadores e como desenhava, mantinha a paixão pelos escudos. “Eu fazia o do Criciúma na máquina de escrever durante as aulas de datilografia, conheci o antigo Paintbrusch , hoje paint, fiz um cursinho pra conhecer as ferramentas e comecei a desenhar”, contou, acrescentando que “no início foi bem complicado mas foi aprimorando a técnica e gostando da brincadeira”.

No início de seu trabalho como cirurgião-dentista, nos intervalos entre os pacientes, começou a desenhar aleatoriamente alguns escudos que considerava fáceis, mas quando encontrou a “velha” coleção de escudos recostados decidiu retomar a paixão.

Desenhar por prazer

O dentista conta que sempre foi muito prezeroso e começou a ousar e com o passar do tempo, segundo ele, foi melhorando bastante. “Para mim desenhar no Paint é uma terapia, e tanto nos momentos mais eufóricos, quanto nos momentos tristes, busco o equilíbrio com uma tela de paint”, enfatizou. Ele ainda afirma que sempre tem uma tela aberta e em casa e quando todos vão dormir, ele costuma ficar desenhando e ouvindo música ou notícias.

Christiano tem sempre uma tela aberta no paint e desenha nas horas vagas

Paixão desconhecida do público

Quando fala de sua paixão, Christiano Hilbert Brighente, lembra que durante muito tempo, poucas pessoas sabiam de seu hobby, mas incentivado por amigos, começou a publicar e compartilhar alguns trabalhos. “A pergunta que mais respondo é porque não desenho em outros programas, com mais recursos e consequentemente mais fáceis de serem executados. A resposta é que para isso existem outros profissionais e aí o meu trabalho não seria único, pois não conheço ninguém que faz estes desenhos no paint”, destacou o dentista. “Pesquiso e troco informações com vários sites específicos, inclusive tenho alguns desenhos nestes sites”, afirma orgulhoso.

Encontrando os ídolos e expondo seus desenhos

Um dos sonhos de Christiano era encontrar com seus ídolos e isso foi possível. “O jogador de futebol Roberto Dinamite eu presenteei com um material impresso com todos escudos da época, e em outro momento que o encontrei, ele me parabenizou pelo trabalho”.

Christiano ao lado de Roberto Dinamite, ex-jogador de futebol

Outro ídolo que também foi presenteado com os desenhos foi o também jogador de futebol Zico. “O Zico tem um banner no museu do seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro, com escudos de clubes daquele estado que eu desenhei”, comemorou o desenhista.

Ex-jogador Zico ao lado do banner exposto em seu museu com os escudos dos clubes cariocas desenhados por Christiano

Viagens e parceria da família

Durante seus passeios e viagens, Christiano e sua esposa Melissa, sempre cultivaram o hábito de visitar estádios e museus de futebol. “É realmente uma paixão poder ir nestes locais. Meu sonho é ter esses banners expostos em alguns deles”, acrescentou. Enquanto isso, segue aumentando sua coleção e aprimorando cada vez mais os desenhos feito no paint.

Por Simone Costa

Notícias Relacionadas

Dentista de Forquilhinha é condenada por homicídio e ocultação de cadáver

O crime aconteceu em dezembro de 2015. A mulher, motivada pelo desejo de colocar um fim no relacionamento conturbado, teria assassinado o namorado com golpes de faca.

Fifa anuncia horários e locais de jogos do Brasil na Copa do Catar

Estreia contra a Sérvia terá como palco o estádio Lusail.

Mundial de Clubes será no Marrocos em 2023 e a partir de 2025 terá 32 times

Contra Sérvia, Brasil inicia jornada pelo hexa na Copa do Catar

Duelo reedita confronto de Mundial anterior, vencido pelos brasileiros