Quem disse que cego não pode praticar esportes. Um grupo de deficientes visuais da Associação de Deficientes de Orleans e Região – Adore, não só mostra que isso é possível, como vem se aprimorando na modalidade de bocha e conseguindo ótimos resultados em competições regionais e estaduais.
Para mostrar do que são capazes e difundir o esporte, o grupo formado por Maurício, Galvão e Lino, participou neste sábado (21), em Lauro Müller, do 2º Torneio Regional de Bocha para deficientes visuais.
A competição, a primeira do gênero no município, reuniu atletas de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Orleans e Cocal do Sul. As disputas aconteceram na cancha do bar do Ferreira no bairro Arizona e premiaram equipes do primeiro ao quarto lugar.
Segundo um dos envolvidos na competição, e associado da Adore, Maurício Nazaro, para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde. “Representa ganhos em confiança e na autoestima. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente, otimista e seguro para alcançar seus objetivos”, comenta.
Ao final da competição uma confraternização com um jantar integrou os participantes. Antes, foi entregue a premiação aos vencedores. A classificação final ficou assim:
1º – Cocal do Sul – 4 vitórias
2º – Criciúma – 3 vitórias
3º – Morro da Fumaça – 2 vitórias
4º – Orleans – 1 vitória
5º – Içara – Não venceu nenhum jogo
[soliloquy id=”115918″]