Geral

Deficiente visual de Laguna realiza sonho de estar em alto-mar

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Sem contato com a água salgada há pelo menos dez anos e com o sonho de chegar a alto-mar, a tubaronense Jane Dias Rodini viveu momentos inesquecíveis. Jane é deficiente visual e no fim de semana, na carona de um jet-ski, pôde estar em contato com o mar de uma maneira diferente.

O sonho se transformou quando seu amigo João Baiuka a convidou para adentrar no mar. “Estava realizando umas imagens do farol quando vi a Jane caminhando com a minha esposa. Como sabia do seu sonho, convidei-a para entrar no mar, e ela topou. Não pensei duas vezes e fomos”, conta João, que assim como Jane é morador de Laguna.

Durante o passeio, que durou cerca de 20 minutos, João aproveitou a câmera e registrou a emoção de ambos. “Foram minutos que jamais vou esquecer. Ela mostrou que a superação é tudo. O que fiz foi o mínimo. O mérito é todo dela, que topou encarar este desafio”, fala João, que faz parte da equipe Atow-Inj Big Waves Surfer, que promove ações de conscientização ambiental e surfe na região.

Após alguns minutos, já dentro do mar, Jane agradeceu pelo momento vivido. “Foi uma delícia. Estou maravilhada e jamais pensei que poderia sentir essa sensação. Depois de dez anos consegui entrar no mar. Obrigada, Deus. Quero vir mais vezes”, disse Jane durante o passeio. Após uma doença, ela começou a perder a visão aos 20 anos.

“Fazer o bem não tem preço. Parabéns, Jane, por esse ato de superação, e que este registro sirva de estímulo para outras pessoas realizarem e superarem seus próprios desafios da vida real. Um pequeno gesto, mas de grande atitude”, comenta João.

Com informações do Jornal Diário do Sul