Forquilhinha ficou com o terceiro lugar em cidades de Pequeno Porte II, com a experiência “Grupo de Trabalho para Casos Emblemáticos (Proteção Social Especial)”.
Forquilhinha ganha esta semana mais um prêmio nacional. A preocupação com a criança e o adolescente adicionada à gestão da Secretaria Municipal de Ação Social, deram ao município o terceiro lugar no Prêmio oferecido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. O Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão (CONGEMAS/2012) vai premiar municípios divididos em cinco categorias, conforme o tamanho da cidade: Metrópole, Grande Porte, Médio Porte, Pequeno Porte I e Pequeno Porte II. Forquilhinha leva o terceiro lugar em cidades de Pequeno Porte II, com a experiência “Grupo de Trabalho para Casos Emblemáticos (Proteção Social Especial)”. Em Santa Catarina, apenas outras duas cidades (Blumenau e Indaial) foram selecionadas em outras categorias.
A experiência premiada apresenta a forma como foram organizados todos os programas e serviços da Secretaria de Ação Social ao longo desta gestão, colocando como ponto de destaque a criação do grupo de trabalho para casos emblemáticos, no eixo de proteção a criança e adolescente. A idéia deste grupo partiu de uma necessidade surgida em discussões no Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, que julgou importante que se aprofundasse a discussão a respeito da violação de direitos das crianças e adolescentes no município e o fortalecimento dos vínculos familiares. O grupo, coordenado pela Secretária de Ação Social de Forquilhinha, Lilian Arns Topanotti, é interdisciplinar, sendo formado por representantes da Secretaria de Ação Social, Educação e Saúde, CRAS, CREAS, Conselhos de Direitos, Conselho Tutelar, Ministério Público e Juizado de Infância do Município.
O prêmio será entregue durante o XIV Encontro Nacional do Congemas, entre os dias 21 e 23 de março, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza (CE). A Secretaria de Ação Social receberá o Certificado e o Selo de Boas Práticas de Gestão, fornecido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. “O prêmio é o reconhecimento do trabalho e da preocupação efetiva com o bem estar da criança e do adolescente, buscando sua permanência na família”, comemora a Secretária de Ação Social de Forquilhinha Lilian Arns Topanotti. Como responsáveis pela inscrição no concurso, participam do evento a Secretária de Ação Social e a Assistente Social do órgão gestor, Roberta Casagrande Gonçalves Pasini.
Carla Giassi/Assecom Forquilhinha