A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para hoje e amanhã, principalmente, devido à chuva persistente com alto volume, bem como risco de alagamentos, escorregamentos e deslizamentos. O alerta é para todas as regiões do estado. Descargas elétricas e chuva intensificada, com risco de temporal isolado, estão previstos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil na Amurel, Anderson Martins Cardoso, no domingo, houve registros em algumas cidades. “Houve rompimento de barreira em Braço do Norte, sem nenhum colapso, deslocamento de rocha em Gravatal e alagamento pontual em residência em Capivari de Baixo. Tudo isso no domingo. Agora, a preocupação é com o solo encharcado, pois pode ter escorregamento”, explica.
Segundo Anderson, os municípios da região estão sendo monitorados, inclusive com visitas in loco em áreas de risco. “Moradores ribeirinhos ou em áreas elevadas devem ficar atentos, pois pode acontecer erosão nas margens do rio ou ter escorregamentos de terra”, ressalta.
Quanto ao nível do rio Tubarão, ele afirma que está abaixo do considerado perigoso. “Não há perigo, as pessoas podem ficar tranquilas quanto ao nível do rio”, aponta. Além disso, diz Anderson, o tempo deve melhorar a partir de quinta, até domingo. “Teremos dias de sol e tempo seco. Já na próxima semana, a partir de segunda, novamente teremos chuva intensa e novos alertas.
A temperatura hoje estará amena, sem grande variação. Já amanhã, pode haver rajadas de vento, chuva intensa e raios. O mar estará agitado, com picos de onda de três metros, oferecendo perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.
Serviços
Em caso de qualquer problema, seja deslizamento, escorregamento ou alagamento, basta comunicar a coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência, 199, o Corpo de Bombeiros, no número 193, ou a Polícia Militar, no 190.
Com informações do Jornal Diário do Sul