Clima

Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas na região

Após uma quinta-feira ensolarada, a chuva deve voltar, e com força total, nesta sexta-feira.

Foto: Divulgação

Após uma quinta-feira ensolarada, a chuva deve voltar, e com força total, nesta sexta-feira.

A Epagri-Ciram emitiu alerta de chuva volumosa no Litoral Sul catarinense, que deve chegar durante à noite e perdurar até sábado.

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, a previsão é de chuva de intensidade moderada a forte por alguns momentos, de forma mais persistente.

Os acumulados médios de chuva variam em torno de 30 mm a 50 mm e pontuais de 80 a 100 mm.

A Epagri-Ciram também emitiu alerta marítima, com vento forte e mar muito agitado no Litoral, especialmente da Grande Florianópolis ao Litoral Sul.

A previsão é de vento forte de noroeste a sudoeste, com rajadas de 50 a 65 km/h, mais intensas em áreas afastadas da costa, e mar muito agitado, com picos de onda de 3.0 m a 4.0 m. Há risco de ressaca e é desaconselhável a navegação de pequenas embarcações.

Recomendações

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

Com informações do Portal Hulha Negra

Notícias Relacionadas

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.