A equipe da Administração Municipal de Orleans passou esta quinta-feira, dia 17, vistoriando diversos pontos do município afetados pelo forte temporal registrado na madrugada e algumas horas da manhã de hoje. O trabalho de fiscalização foi realizado pelo engenheiro e coordenador da Defesa Civil em Orleans, Edesio Berger, acompanhado do secretário de infraestrutura, Udir Luiz Pavei, o Dija, e o vereador Valter Orbem.
Segundo o coordenador, ainda não é possível contabilizar todos os estragos causados pela forte chuva. Porém, as pontes das comunidades de Boa Vista e Três Barras foram arrancadas com a força das águas. “São pontes de madeira e não aguentaram tanta água. Choveu muito em pouco tempo”, destaca Edesio.
Como todo interior do município é interligado, não há registros de comunidades ilhadas. “Existem rotas alternativas para todas as estradas. Em locais em que as pontes estiverem submersas, a travessia não é recomendada antes que a água baixe e torne visível a ponte”, orienta o coordenador.
Os prejuízos ainda serão levantados e contabilizados. Nas estradas vicinais o areão foi arrastado para fora da estrada, causando um prejuízo financeiro e ambiental. Lavouras foram destruídas e escorregamento de barreiras pelas estradas também foram registrados. O perímetro urbano também foi prejudicado pelo temporal e, ainda hoje, continuam sendo vistoriados pela equipe.
Em contato com a Defesa Civil Regional, ainda há risco de temporal durante esta noite. “É preciso a atenção de toda a população. Em caso extremos, o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo telefone 193. A Secretaria de Infraestrutura vai permanecer alerta”, pontua Berger.
Colaboração: Ariel Rodrigues
[soliloquy id=”147632″]