O Sul de Santa Catarina já está sob o efeito do ciclone subtropical, no entanto, as últimas horas foram tranquilas na região. Mesmo sem nenhum registro grave, a Defesa Civil de Criciúma continua em alerta. O evento climático deverá permanecer na região até a próxima quinta-feira, dia 12, quando o sol retorna ao Sul do Estado.
Conforme o site Engeplus, de acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello, a orientação segue para as pessoas que moram em encostas. Se a pessoa escutar qualquer barulho ou observar qualquer vestígio de rompimento, ela deve sair imediatamente da residência.
“Se for o caso abrigaremos o atingido em outro lugar mais seguro. Se houver o transbordamento de rios, a orientação é que o morador levante os móveis e deixe o imóvel com o seu 'kit fuga', ou seja, com os documentos, medicamentos contínuos e meios de comunicação, como um aparelho celular”, frisa.
Desde sexta-feira, dia 5, quando foi informada sobre o evento climático, a coordenação da Defesa Civil trabalha na prevenção para que a população não seja afetada com a precipitação que pode chegar aos 100 milímetros até a madrugada desta quarta-feira e ventos médios de 80 km/h.
Cinco equipes da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Criciúma trabalham para desobstruir as bocas de lobo na cidade.