Inicialmente, órgão municipal tratou o evento climático como um tornado

Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Santa Catarina classificou o fenômeno que passou por Praia Grande – e causou inúmeros estragos -, como um vendaval. Inicialmente, o órgão de segurança municipal tratou o evento climático como um suposto tornado.
Defesa Civil confirma “célula convectiva”
O município de Praia Grande, no último sábado (2), registrou diversos danos associados à passagem de uma intensa célula chamada convectiva. O intenso temporal atingiu a cidade por volta das 18h, provocando destelhamentos em casas e galpões e quebra de galhos e árvores.
Por meio da análise conjunta dos danos reportados, das fotos e vídeos e das imagens de radar, a equipe de meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina classificou o evento como frente de rajada, conhecido popularmente como vendaval.
Esse fenômeno acontece, conforme a Defesa Civil, quando correntes descendentes que normalmente são observadas na dianteira de uma célula convectiva alcançam a superfície. Isso faz com que o ar frio se expanda para os lados e frente de rajada à medida que força o levantamento do ar quente a sua volta.
Prejuízos e estragos
Uma casa foi totalmente destruída pela força dos ventos. Segundo a prefeitura de Praia Grande, as comunidades mais atingidas foram Figueira, Três Irmãos e Fortaleza. Sete famílias foram afetadas e receberam assistência.
Com informações do ND+