Duas últimas semanas de setembro devem ter volume acima do normal. Ar quente eleva as temperaturas e traz nuvens carregadas ao estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta terça-feira (15) um alerta para o alto volume de chuva previsto para os próximos dias no estado. Na quarta-feira (16), a aproximação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva a partir do Oeste e Sul, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia, conforme a Epagri/Ciram.
Há risco de temporais localizados e momentâneos, com chuva forte, intensas rajadas de vento e granizo, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. "Para estas regiões, é bastante favorável a condição de tempo severo", diz a nota da Epagri/Ciram.
Entre quinta (17) e sexta-feira (18) deve ter chuva persistente em todas as regiões do estado, com precipitação acumulada média de 40-60 mm no período. Na quinta-feira, permanece a chance de temporais isolados. No Oeste, Serra e Litoral Sul, o total acumulado previsto entre quinta e sábado (19) é de 150 a 200 mm.
2ª quinzena de setembro
De acordo com a Central de Meteorologia da RBS, as duas últimas semanas de setembro devem registrar volumes altos de chuva em Santa Catarina. Com a elevação da temperatura e a presença de um ar quente sobre o estado, as regiões devem estar em alerta com a instabilidade.
"As temperaturas irão chamar atenção pela grande elevação no decorrer da quarta-feira, devendo se aproximar à tarde dos 26 a 28ºC em boa parte das cidades, sendo que no Sul passa dos 30ºC", informa o meteorologista Leandro Puchalski.
Durante esta semana, a previsão é de chuva muito forte no Rio Grande do Sul, o que traz volumes altos às cidades da Serra, do Sul e Oeste catarinense, que estão próximas do estado vizinho.
"Nesse período deve haver volume igual ou até acima do normal de todo mês. Nas outras regiões, também teremos chuva, mas com volumes bem menores. Porém, de uma maneira geral, todas as regiões do estado precisam ficar atentas aos volumes de chuva nas duas últimas semanas de setembro", afirma Puchalski ao site G1 SC.