O ciclone, com características subtropicais, se desloca do Sudeste do Brasil em direção à região Sul
Um ciclone que se move em alto mar deve chegar a Santa Catarina nos próximos dias. Apesar disso, conforme o meteorologista Piter Scheuer, não deverá influenciar na condição do tempo.
Segundo ele, o fenômeno não vem acompanhado de frente fria e se aproxima de maneira “discreta”. Esse sistema se forma por conta da água do oceano aquecida somada ao ar quente em níveis médios da atmosfera e ar mais gelado no topo.
Este sábado, dia 17, iniciou com tempo nublado em Santa Catarina. Contudo, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões.
Além disso, a Defesa Civil ressalta que há possibilidade de chuvas com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo-Oeste, Oeste e no Norte do Estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C.
Ciclone se move em alto mar ao longo do domingo
Conforme a Defesa Civil do Estado, no domingo, 18, um ciclone com características a princípios subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, em direção ao Sul. O meteorologista Piter Scheuer ressalta que, além da trazer pouca influência na condição do tempo, o fenômeno também não deve trazer rajadas de vento significativas para Santa Catarina.
O especialista ainda informa que o monitoramento do fenômeno ainda segue sendo feito, contudo, a projeção é de pouca influência e impacto para o Estado. Já a Defesa Civil informa que a atuação deste fenômeno traz maior aporte de umidade do Oceano para o Continente e, com isso, o tempo ficará nublado ao longo do dia na porção Leste de Santa Catarina.
Já entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas. As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e Norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.
Com informações do site ND+