Geral

Defesa Civil alerta para ciclone em SC: meteorologista fala sobre o que esperar

O ciclone, com características subtropicais, se desloca do Sudeste do Brasil em direção à região Sul

Foto: Montagem/Freepik/Nasa/Divulgação/ND

Um ciclone que se move em alto mar deve chegar a Santa Catarina nos próximos dias. Apesar disso, conforme o meteorologista Piter Scheuer, não deverá influenciar na condição do tempo.

Segundo ele, o fenômeno não vem acompanhado de frente fria e se aproxima de maneira “discreta”. Esse sistema se forma por conta da água do oceano aquecida somada ao ar quente em níveis médios da atmosfera e ar mais gelado no topo.

Este sábado, dia 17, iniciou com tempo nublado em Santa Catarina. Contudo, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões.

Além disso, a Defesa Civil ressalta que há possibilidade de chuvas com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo-Oeste, Oeste e no Norte do Estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C.

Ciclone se move em alto mar ao longo do domingo

Conforme a Defesa Civil do Estado, no domingo, 18, um ciclone com características a princípios subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, em direção ao Sul. O meteorologista Piter Scheuer ressalta que, além da trazer pouca influência na condição do tempo, o fenômeno também não deve trazer rajadas de vento significativas para Santa Catarina.

O especialista ainda informa que o monitoramento do fenômeno ainda segue sendo feito, contudo, a projeção é de pouca influência e impacto para o Estado. Já a Defesa Civil informa que a atuação deste fenômeno traz maior aporte de umidade do Oceano para o Continente e, com isso, o tempo ficará nublado ao longo do dia na porção Leste de Santa Catarina.

Já entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas. As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e Norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.

Com informações do site ND+

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

 

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município