Vento forte e mar com ressaca devem atingir litoral entre sexta e sábado.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para chuva forte em curto espaço de tempo, raios, granizo e rajadas de vento do Oeste à Serra até o final da noite desta quarta-feira (22). Para sexta (24) e sábado (25), a Epagri/Ciram prevê vento forte e mar com ressaca no litoral, especialmente nas regiões Sul e Grande Florianópolis, por causa da intensificação de um ciclone extratropical na costa do estado e do Rio Grande do Sul.
Segundo a Epagri/Ciram, os fenômenos desta quarta ocorrem por causa da passagem de uma frente fria pelo estado. A região Oeste tem mais risco de ter um acumulado de chuva maior.
Na sexta e no sábado, as rajadas fortes de vento Sul podem chegar a 90 km/h, segundo a Epagri/Ciram. O mar deve ficar agitado, com picos de onda de até 4 metros. A navegação de pequenas e médias embarcações não é recomendada.
Recomendações
Em caso de ventos fortes, a Defesa Civil orienta que a população se proteja em local distante de janelas. Se estiver ao ar livre, a pessoa deve ficar longe de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados.
Já em caso de tempestades, a Defesa Civil recomenda que a população se proteja em local abrigado, longe de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados. Caso a pessoa não encontre abrigo, deve agachar-se com os pés juntos, com a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas.
Em casa, devem ser desligados os aparelhos eletrônicos, evitar o uso de telefone e ficar longe de janelas. O banheiro em alvenaria é o melhor local para se proteger. Se estiver na praia, a pessoa não deve ficar no mar.
Caso haja alagamentos, é preciso evitar o contato com a água e não dirigir em locais atingidos. Nas enxurradas, deve-se ficar longe de margens de rios e ribeirões e atento a possíveis deslizamentos.
Com informações do site G1/SC