No decorrer desta semana, as madrugadas podem ter temperaturas próximas a 0°C na Serra, além da possibilidade de geada e neve em algumas regiões
As temperaturas irão despencar em Santa Catarina a partir da tarde desta segunda (31) e amanhecer de terça-feira (1º). De acordo com a Defesa Civil, uma intensa massa de ar frio avança pelo Estado, causando um declínio acentuado nas temperaturas.
Conforme a Epagre/Ciram, o clima em Santa Catarina nesta segunda-feira é instável, com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva, com raios na maioria das regiões no decorrer do dia.
A Defesa Civil informa, ainda, que a diferença de temperatura entre o final da tarde de domingo e de segunda poderá ser superior a 19°C no Litoral Sul e entre 12°C e 15°C no Oeste, Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Nos Planaltos Norte e Sul, a variação deve ficar entre 8°C e 11°C, indicando uma onda de frio intensa.
A equipe do ND+ conversou com o meteorologista Piter Scheuer, que informou que a frente fria virá acompanhada de chuvas e garoas em algumas regiões de Santa Catarina.
As temperaturas no amanhecer de terça-feira devem ficar entre 5°C e 8°C, do Oeste até a região dos Planaltos. No Litoral Sul, a temperatura ao amanhecer deve ficar na média de 9°C, enquanto da Grande Florianópolis ao Norte do Estado deve ficar em torno dos 12°C.
Na terça-feira, as temperaturas seguem abaixo da média para a estação, marcando temperaturas máximas de 10°C na região dos Planaltos e de 13°C a 17°C no restante do Estado. Um alerta indica a possibilidade de congelamento de pistas na madrugada de terça.
Na quarta-feira (2), na Serra, as madrugadas terão temperaturas mínimas perto dos 0°C – não se descarta a possibilidade de temperaturas negativas na região. Na região do Oeste, os termômetros devem marcar por volta de 7°C, enquanto nos planaltos a temperatura gira em torno de 6°C a 14°C. As temperaturas máximas, à tarde, variam entre 17 a 23ºC na maior parte de Santa Catarina.
Com informações do ND+